Crianças comemoram aniversário do ECA

Grupo de dança da Barra dos Coqueiros
Crianças de projetos de assistência a infância e adolescência de vários municípios sergipanos participam durante todo esta sexta-feira, 11, de atividades lúdicas e culturais na praça Fausto Cardoso em comemoração aos 18 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O evento é organizado por entidades que trabalham na defesa dos direitos infanto-juvenis em conjunto com a Secretaria Estadual de Inclusão Social e da Secretaria Municipal de Assistência Social.

“Hoje, durante o dia inteiro, vamos ver as crianças agindo como crianças”. A frase de Lídia Rêgo, coordenadora do Fórum Estadual da Defesa da Criança e do Adolescente (Fórum DCA), ilustra a intenção do evento.  Para os organizadores, esse seria um espaço de levar à comunidade a rotina que o estatuto deveria garantir a todas as crianças 

Humberto Góes, presidente do CMDCA
brasileiras e mostrar do que elas são capazes se for dada a devida oportunidade.

A menina Stéphanie, da Barra dos Coqueiros, veio se apresentar com o grupo de dança moderna de sua cidade e reconhece a importância dos projetos de assistência. “É importante porque tiram muitas crianças da rua”, completa.

Mas ainda é preciso reconhecer que há muito a ser feito na área. Lídia Rêgo aponta que o Governo do Estado não dá a devida importância ao tema. Segundo ela, no ano passado, foram destinados R$ 18 milhões para a publicidade das ações governamentais enquanto a verba que a Fundação Renascer recebeu foi de R$ 12 milhões, dinheiro esse que, segundo ela, deve durar só até julho.

 

Lídia Rêgo

Compromissos

Paralelamente às atividades festivas, também acontece a assinatura do termo dos 18 compromissos na área pelos candidatos às eleições municipais. Segundo o presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) e representante da OAB, Humberto de Góes Júnior, o termo servirá para reforçar o compromisso dos futuros prefeitos e vereadores com as normas do estatuto vigente. “A assinatura desses compromissos representa a necessidade da acolhida efetiva da parte do poder público das medidas que já estão em vigor pelo ECA”, informa.

Por Zeca Oliveira e Gabriela Amorim

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais