Crime de Barriga: juíza ouve testemunhas e mantém segredo de justiça

Advogados articulam a tese da defesa dos réus (Fotos: Portal Infonet)

Mais uma vez a juíza Heloísa de Oliveira Castro Alves, da Comarca da Barra dos Coqueiros, reuniu os réus acusados pelo assassinato do líder sindical Clodoaldo Santos Melo, conhecido como Barriga, para ouvir o depoimento de testemunhas de acusação arroladas pelo Ministério Público Estadual. Nesta terça-feira, 18, estava previsto o depoimento de oito testemunhas e elas foram ouvidas a portas trancadas no Fórum Antonio Xavier de Assis Júnior, naquela cidade, inclusive sem a presença dos réus, que aguardaram o encerramento das oitivas em uma sala especial dentro do fórum.

Gabriela e Marcos Rudá: inocência será provada no curso do processo

Um grupo de nove advogados faz a defesa dos sete réus, que permanecem presos acusados de articular o plano para assassinar o líder do SOS Emprego. A defesa pouco fala. A advogada Gabriela Menezes representou os advogados e garantiu que todos os réus são inocentes. Ela informou que os advogados vão apresentar provas que demonstrarão a inocência de todos os acusados, mas se recusou a revelar detalhes com o argumento de que qualquer informação poderia atrapalhar o curso processual.

A juíza não autorizou a presença de jornalistas na sala de audiência. Ela não conversou com os jornalistas que tentaram acompanhar a audiência de instrução e julgamento, mas mandou recado, transmitido aos jornalistas por um policial militar que estava de plantão no fórum. Segundo o policial, a juíza teria informado que o processo está tramitando em segredo de justiça em decorrência da repercussão política do crime e que ninguém, à exceção das partes envolvidas no processo e as testemunhas convocadas para prestar depoimento nesta terça-feira, 18, poderiam participar da audiência.

Outros depoimentos estão marcados e deverão ser prestados até a próxima sexta-feira, 21. Assim que as testemunhas arroladas pelo Ministério Público e também pela defesa forem ouvidas, os réus prestaram depoimento, ficando, portanto, concluída a fase da instrução e o processo pronto para julgamento.

Relembre o crime

Barriga foi assassinado na noite do dia 14 de dezembro do ano passado. O crime foi cometido por dois homens que se aproximaram da residência da vítima em uma motocicleta. Um dos criminosos chamou a vítima e, assim que Barriga apareceu, vários tiros foram disparados. Os criminosos fugiram. Durante as investigações, a polícia civil identificou sete suspeitos e solicitou a prisão preventiva de todos eles.

Permanecem presos o sindicalista André Silva Santana, Ricardo Monteiro dos Santos, Jailton Paulino Bispo dos Santos, Sidney Santos de Oliveira, Cezar Julio Santos da Silva, Everton Cezar Bomfin Santos e Leandro Costa Alves. A advogada informou que o grupo está analisando o processo para apresentar novos pedidos de relaxamento da prisão dos réus já que alguns habeas corpus já foram negados pelo Tribunal de Justiça de Sergipe.

Por Cassia Santana

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais