Defesa Civil interdita ponte Pirambu/Barra dos Coqueiros

Pirambu ficou mais distante (Foto: Ascom/Sedurbs)

A ponte sobre o rio Japaratuba, que interliga os municípios de Pirambu e Barra dos Coqueiros, instalada na SE 100 no litoral Norte do Estado, será interditada ainda nesta sexta-feira, 22. A partir de denúncias, a Defesa Civil e o Departamento de Estradas e Rodagem (DER) realizaram vistoria e detectaram a vulnerabilidade da estrutura da ponte, que apresenta fortes sinais de corrosão nos pilares.

Constatado os riscos, o Governo do Estado já adotou as medidas e promete iniciar as obras na próxima semana, valendo-se de uma licitação realizada pela própria administração estadual no ano de 2017. A empresa Bessa Construções venceu o processo licitatório à época, cobrando o valor de R$ 330 mil.

Mas esse valor sofrerá alterações em função do tempo, segundo informações do diretor-presidente do DER, Ancelmo Luiz de Souza. Mas os cálculos para reajustar o contrato ainda não foram concluídos, conforme o diretor-presidente do DER. A ordem de serviço já foi assinada e a empresa terá prazo de 180 dias para concluir as obras. Apesar desse prazo, a desinterdição da ponte poderá ocorrer antes.

Segundo o diretor-presidente do DER, a interdição ocorre neste primeiro momento para que os reparos dos locais mais críticos sejam realizados e, posteriormente, os trabalhos poderão ter continuidade com o acesso liberado para o tráfego. O diretor-presidente explicou que as obras não foram realizadas à época da licitação por falta de recursos.

Ele informa que essa medida adotada nesta sexta-feira, 22, não foi consequência das denúncias. Ocorreu, segundo explicou, uma grande coincidência já que o Governo do Estado já tinha reconhecido a necessidade dos reparos e realizado a licitação.

Acesso

Com a interdição, o acesso para o litoral Norte ficará mais longo. Os condutores devem seguir pela BR 101 até o município de Japaratuba e, de lá, chegar até Pirambu. Há também a alternativa de seguir pela SE 100, fazendo um desvio pelo entrocamento do Porto de Sergipe, pela Barra dos Coqueiros. Naquele local, o condutor deve dobrar à esquerda no sentido BR 101 e, assim, alcançar o município de Japaratuba para então se deslocar até Pirambu.

por Cassia Santana

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais