Defesa Civil prevê inundações e riscos em marés altas em Aracaju

Inundações no bairro Treze de Julho são históricas (Foto enviada por Sandra Pompeo da inundação verificada no final de fevereiro deste ano/Arquivo)

A Defesa Civil do Município de Aracaju alerta para os riscos e as inundações que poderão ocorrer na tarde desta terça-feira, 10, com a perspectiva de se estender até a próxima quinta-feira, 12, decorrentes da maré alta. As previsões indicam marés em torno de 2,4 metros, com picos registrados no início da manhã e no final da tarde na capital sergipana. Conforme a Defesa Civil, em Aracaju estão mais vulneráveis às inundações por marés nos bairros 13 de Julho, nas imediações do canal da avenida Acrísio Azevedo e a Praça da Imprensa, além do conjunto Médice e o Bugio, especialmente nas localidades próximas aos canais que passam por aquelas regiões.

O secretário municipal Luís Fernando Almeida, de Defesa Social de Aracaju, destaca que as inundações por maré alta  são consideradas históricas e se caracterizam como um fenômeno natural, associado às características geográficas das respectivas regiões mais vulneráveis. “O impacto da maré em áreas mais baixas da cidade é histórico, como é o caso da Praça da Imprensa, e proximidades dos rios e canais, nas respectivas localidades”, destaca o secretário.

Segundo o secretário, a Prefeitura de Aracaju está realizando uma força-tarefa preventiva, de forma integrada, para ampliar a capacidade de absorção do sistema de drenagem, com monitoramento nos horários mais críticos, como forma de minimizar os impactos da maré alta. “Atuamos fortemente no sentido de comunicar a população, para que pudesse se precaver e assim evitar transtornos e perda de bens, em locais mais vulneráveis”, ressalta o secretário.

Nos horários previstos para a elevação da maré, as pessoas devem ter maior cuidado ao trafegar com veículos na cidade, evitando os locais mais vulneráveis, optando por retirar os veículos das garagens e estacioná-los em locais mais seguros, além de proteger os eletrodomésticos, móveis e outros pertences nas residências situadas nos locais mais vulneráveis, além de evitar o contato com a água acumulada para evitar eventuais contaminações.

A Defesa Civil mantém o serviço emergencial, que pode ser acionado pelo telefone, discando o número 199. Há equipes de plantão sem interrupções durante toda semana.

por Cassia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais