Exposição mostrará participação de Sergipe na independência do Brasil

(Foto: SEDUC)

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por meio do Arquivo Público de Sergipe (APES), iniciou na quarta-feira, 1º, uma exposição presencial sobre a participação de Sergipe no processo de consolidação da independência do Brasil. A ação faz parte da programação da Semana da Pátria, e os interessados podem visitar a exposição até o dia 30 de setembro. As visitas devem ser previamente agendadas, no horário das 8h e às 13h.

Os visitantes podem ver, in loco, documentos originais referentes à participação de Sergipe no processo de independência do Brasil. Os papéis antigos datam de 1820 para a frente e versam sobre temas como a insurgência portuguesa, exigência de passaporte para deslocamento entre as províncias, primeira parada do 7 de Setembro, proclamação da Independência, reação dos deputados sergipanos à independência do Brasil, juramento à nova Constituição, instruções aos comandantes dos corpos militares para reação contrária à Independência, reação nas vilas de Sergipe, entre outros.

A diretora do Arquivo Público de Sergipe, Sayonara Rodrigues, tem como objetivo mostrar como Sergipe se insere no contexto da Independência do Brasil. “Esses documentos foram cuidadosamente selecionados pelo professor Milton Barbosa, curador da exposição, para mostrar que Sergipe fez parte do movimento de independência, mostrar como os sergipanos se posicionaram diante desse fato, e as movimentações favoráveis e contrárias que aconteceram aqui. A função do Arquivo Público vai muito além de conservar e guardar esses documentos. A gente tem o papel fundamental de disponibilizá-los à sociedade sergipana e fazer com que eles se tornem públicos”, explicou.

De acordo com o Técnico em Assuntos Historiográficos, Eden Filipe Santos Vieira, Eden Vieira, “a contribuição de Sergipe para a Independência do Brasil não é marginal; ela foi muito importante. É necessário difundir e divulgar a documentação existente, tanto para as pessoas que tenham curiosidade, quanto para os pesquisadores interessados nessa temática”.

Ele destacou ainda que, independentemente da realização da exposição, professores, alunos e pesquisadores podem agendar para conhecer a documentação que se encontra no Arquivo Público.

Semana da Pátria

A programação da Semana da Pátria teve início nesta quarta-feira, 1º de setembro. Além da exposição presencial do Arquivo Público de Sergipe, estão acontecendo mais duas exposições virtuais, que podem ser acessadas pelo portal da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) até o dia 30 deste mês, por meio do link: https://bit.ly/3kHQuRp .

Uma delas é sobre as “Memórias dos desfiles escolares da rede estadual em Sergipe”, na qual o público poderá encontrar informações e fotografias enviadas por todas as diretorias regionais de educação referentes aos desfiles escolares de cada unidade de ensino ao longo das décadas.

Ainda no mesmo portal, é possível encontrar a segunda exposição, uma homenagem a Almir Garcez, que foi chefe do Cerimonial da Seduc por muitos anos, e ao maestro Rivaldo Dantas, que também por muitos anos regeu a SECBanda. Já falecidos, os dois homenageados foram figuras de grande importância na história dos desfiles de 7 de Setembro em Sergipe. Os memoriais apresentam fotografias e informações sobre as trajetórias de Almir Garcez e Rivaldo Dantas no contexto das festividades da Independência do Brasil ao longo dos anos.

A cerimônia de abertura da Semana da Pátria acontecerá na próxima sexta-feira, 3, às 10h, com uma palestra virtual transmitida pelo canal do YouTube Educação Sergipe. O debate contará com palestra da professora da Universidade de São Paulo (USP), Lilia Katri Moritz Schwarcz; abertura do secretário de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura, Josué Modesto dos Passos Subrinho, e da diretora do Arquivo Público de Sergipe, Sayonara Rodrigues do Nascimento Santana. O tema da palestra online será “Que Independência Queremos Comemorar?”

Já no dia 6 de setembro será realizado um Webinário com o tema “A participação do Nordeste no processo de independência do Brasil”. O evento será transmitido pelo canal do YouTube Educação Sergipe, no horário das 15h às 17h, e a palestra será ministrada pelos professores Edna Maria Matos Antônio (UFS) e Pedro Vilarinho Castelo Branco (UFPI), com mediação do professor Wanderlei de Oliveira Menezes.

Fonte: Seduc/SE

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais