Governo Federal reconhece emergência e envia R$600 mil para Riachuelo

Um cenário de caos em Riachuelo foi constatado pelo secretário nacional de Defesa Civil. (Foto: Ascom PMR)

O Governo Federal emitiu na manhã desta quarta-feira, 17, via Diário Oficial da União, o parecer que reconhece a situação de emergência em Riachuelo, município localizado a 29 km de Aracaju, e libera um montante de aproximadamente R$ 600 mil para ajuda humanitária à população atingida pelas fortes chuvas e enchentes da última semana. A situação de emergência havia sido decretada pela prefeita Candida Leite (MDB) na tarde da quinta-feira, 11, em decorrência das enchentes que provocaram a extravasão da barragem Jacarecica II para o Rio Jacarecica.

O decreto foi assinado pelo secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas, que chegou a visitar Sergipe para constatar de perto a situação de calamidade sofrida pelo município de Riachuelo, considerado o mais atingido pelas chuvas no estado.

“Primeiro socorremos as pessoas e depois as assistimos com a assistência humanitária. Nos foi repassado que, nesta situação, há 400 famílias necessitando de alimentação, higiene, itens para dormitório, entre outros.”, explica o secretário-executivo da Defesa Civil Estadual, Major Queiroz.

Queiroz informa que os trâmites burocráticos de abertura de conta para a recepção do recurso estão sendo adotados e a destinação da verba deve ocorrer até a próxima terça-feira, 23. Na sequência, estado e município adotarão medidas que garantam recursos para recuperação de infraestrutura, tais como estradas, pontes e residências destruídas, além da readequação do abastecimento de água.

por Daniel Rezende

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais