Lazer ao ar livre: saiba quais lugares visitar em Aracaju

Parque Augusto Franco (Foto: Ascom/Energisa)

Aracaju é uma cidade conhecida pela qualidade de vida. Esse termo também se refere aos espaços públicos que a capital sergipana oferece aos nativos e visitantes. Em época de fim de ano, esses locais costumam ser visitados com maior frequência e, por isso, nada melhor do que ficar por dentro e conhecer um pouquinho mais os espaços de lazer ao céu aberto de Aracaju.

Parques, praças, orlas e calçadões. Quando o assunto é onde se fazer um bom passeio, a capital não dispensa a oportunidade de oferecer opções aos turistas e até mesmo aos próprios aracajuanos.

Parque Augusto Franco (Sementeira)

(Foto: Felipe Goettenauer)

O Parque Augusto Franco, popularmente chamado de Sementeira, está funcionando diariamente, das 5h às 21h45.

O parque dispõe de um espaço arborizado que proporciona contato direto com a natureza. Considerado um dos principais pontos turísticos de Aracaju, o Parque da Sementeira é ideal para a prática de atividades físicas e de lazer. O parque também oferece quadras esportivas, pistas de corrida e de passeio além de estacionamento gratuito, banheiros e mesas cobertas para uso coletivo.

Para adentrar ao parque, o frequentador(a) deverá estar fazendo uso da máscara de proteção e respeitar as medidas para o distanciamento físico. Além disso, a entrada estará restrita a portaria principal da Sementeira (Av. Jornalista Santos Santana).

Parque Governador Antônio Carlos Valadares (Cajueiros)

Parque Governador Antônio Carlos Valadares (Foto: Victor Ribeiro/ASN)

Aberto 24h por dia, o Parque Governador Antônio Carlos Valadares, conhecido como Parque dos Cajueiros, oferece aos seus visitantes áreas urbanizadas ao ar livre com pista de skate, quadras esportivas, alamedas jardinadas e espaços com sombra.

O parque já permaneceu fechado por quase 10 anos, sendo reaberto em 2012 com uma proposta mais moderna e atrativa. O local também conta com estacionamento gratuito, banheiros de uso coletivo, lanchonetes, sorveterias e um restaurante que, pela noite, funciona como uma casa de show.

Para desfrutar dos serviços disponíveis no parque, é ideal respeitar as normas sanitárias, o distanciamento social e usar máscara de proteção.

Parque Municipal Governador José Rollemberg Leite (Parque da Cidade)

Parque Municipal Governador José Rollemberg Leite (Foto: ASN)

Considerado o principal espaço de lazer da Zona Norte e também a última reserva de Mata Atlântica na capital sergipana, Aracaju também conta com o Parque Municipal Governador José Rollemberg Leite, chamado popularmente de Parque da Cidade.

Seguindo os protocolos de segurança determinados, os visitantes podem realizar dentro do parque atividades esportivas, caminhadas, piqueniques e contemplação do estuário do Rio Sergipe

O Parque da cidade também oferece passeio de teleférico com vistas panorâmicas, além de jardim zoológico e trilhas. Porém a reabertura da visitação ao zoológico ainda não foi confirmada. Os horários de funcionamento do parque durante a semana seguem da seguinte maneira, às segundas o parque permanece fechado, às terças e domingos funciona durante 24h, às quartas funciona das 9h às 22h45, às quintas das 9h30 às 17h30 e às sextas das 4h15 até 17h45.

Parque Ecológico Poxim

Parque Ecológico Poxim
(Foto: André Moreira)

Inaugurado em outubro deste ano, o Parque Ecológico Poxim foi construído com materiais sustentáveis e oferece diversas atividades de contato maior com a natureza, como, por exemplo, espaço verde, brinquedos, quiosques, academia e um píer de contemplação.

Para desfrutar das disposições do parque, também é necessário estar cumprindo as normas sanitárias já citadas anteriormente, utilizar máscara de proteção e manter o distanciamento social. O Parque Ecológico Poxim funciona todos os dias, das 8h às 18h.

Orla de Atalaia

Orla de Atalaia (Foto: PMA)

Considerada a orla mais bonita do Brasil, a Orla de Atalaia funciona 24h por dia e é um dos cartões postais de Aracaju. Fazer atividades físicas, conhecer pontos turísticos, tomar banho de mar, tirar fotos nos Arcos e desfrutar da culinária Aracajuana nos restaurantes da Passarela do Caranguejo são algumas das diversas possibilidades de atividades que os visitantes podem fazer na Orla de Atalaia.

Por ser um local de forte visitação de turistas e nativos, é importante frisar a necessidade de manter o distanciamento social, prestar atenção nas práticas de prevenção ao Covid-19 e sempre estar utilizando a máscara facial.

Calçadão da Praia Formosa e Calçadão da 13 de Julho

Mirante da 13 de Julho (Foto: Arquivo Infonet)

Adotados como espaços de prática esportiva pelos aracajuanos, o Calçadão da Praia Formosa e o Calçadão da 13 de Julho também oferecem momentos de relaxamento e lazer para os visitantes. Como o próprio nome já diz, os espaços apresentam uma extensa área de passeio, ideal para caminhadas.

Os calçadões também possuem monumentos que são cartões postais de Aracaju, como o caso do Mirante da 13 de Julho, além de outras estruturas modernas para contemplação. Os locais são abertos 24h e disponibilizam quiosques de comida  (com horário de funcionamento próprio) e vagas de estacionamento.

Orla Jornalista Cleomar Brandi (Orla Pôr do Sol)

Orla Jornalista Cleomar Brandi (Foto: Jorge Henrique)

A Orla Jornalista Cleomar Brandi, conhecida também como Orla Pôr do Sol fica localizada às margens do rio Vaza Barris, no povoado Mosqueiro. Com uma vista de tirar o fôlego, a Orla Pôr do Sol se torna o local de destino ideal para quem gosta de pegar um pouco de estrada enquanto desfruta a vista das praias litorâneas de Aracaju. 

Além da contemplação da vista durante o caminho e também na própria orla, passeios de embarcações no rio Vaza barris estão disponíveis para visitantes. Durante visitação e passeios, o uso das máscaras de proteção é obrigatório, assim como o cumprimento do distanciamento social.

Praças de Aracaju

Praça Fausto Cardoso (Foto: André Moreira)

Carregadas de histórias e lindas paisagens, a capital oferece diversas praças públicas distribuídas em vários bairros. Com a chegada do período natalino, as praças aracajuanas recebem uma ornamentação iluminada que realça a beleza do espaço e atrai o olhar de visitantes.

Com o aumento de pessoas circulando nas praças devido às ornamentações natalinas, é importante pontuar a necessidade do uso de máscaras de proteção e o respeito ao distanciamento social.

Por Isabella Vieira e Verlane Estácio

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais