A Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) informou na noite desta quarta-feira, 9, que o Governo do Estado terá que desembolsar aproximadamente R$ 90 mil para compras as boias absorventes necessárias à contenção das manchas de óleo que atingem o litoral de Sergipe.
A princípio, as boias seriam enviadas pela Petrobras e deveriam chegar na tarde de hoje. Porém, segundo a Adema, a Petrobras alegou que o material não está mais disponível e que deverá ser comprado pelo Estado a uma empresa privada. Ainda segundo a Adema, o governador Belivaldo Chagas deverá autorizar a compra baseado no decreto emergencial que permite a transação.
As manchas de óleo atingiram o litoral de Sergipe, deixando todas as praias impróprias para banho. As manchas já chegaram ao rio Vaza Barris, em Aracaju, e a foz do rio São Francisco, em Brejo Grande e Japaratuba. O assunto será novamente discutido entre diversos órgãos nesta quinta-feira, 10.
A assessoria da Petrobras informa que atua na tarefa de limpeza das praias sob coordenação do IBAMA. Portanto, a estratégia de atuação é emanada por este órgão.
por Verlane Estácio
*A matéria foi alterada às 08h45 do dia 10/10 para acréscimo de nota da Petrobras
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B