Marinha celebra os 156 anos da Batalha Naval do Riachuelo

A Capitania dos Portos de Sergipe realizará uma Cerimônia Militar, no dia 11 de junho, às
10:00h, em sua sede, localizada na Av. Ivo do Prado, 752. Bairro São José. Aracaju/SE (Foto: Arquivo Portal Infonet)

Na próxima sexta (11), a Marinha do Brasil comemora os 156 anos da Batalha Naval do Riachuelo – Data Magna da Marinha. Considerada pelos historiadores como um a batalha decisiva na Guerra da Tríplice Aliança (1864-1870), a Batalha Naval ocorreu na manhã do dia 11 de junho de 1865, na foz do Riachuelo, afluente do RioParaná.

No comando da Força Naval, estava o Almirante Joaquim Marques Lisboa, o Visconde de Tamandaré, incumbido de apoiar as tropas aliadas e efetuar o bloqueio dos Rios Paraguai e Paraná, a fim de impedir o inimigo de receber armamentos e suprimentos. Naquele episódio, a Esquadra Brasileira, liderada pelo Almirante Francisco Manoel Barroso da Silva, travou uma intensa luta contra as forças oponentes, mesmo diante das dificuldades na navegação. A resistência brasileira foi heroica.

Até aquela data, as forças da Tríplice Aliança não detinham a iniciativa na guerra. Com a vitória naquela Batalha, o Brasil assumiu o protagonismo no conflito, bloqueando a navegação adversária, possibilitando aos aliados o acesso aos rios que formavam as principais artérias do teatro de operações de guerra e comprometendo o fluxo logístico do oponente, sendo uma conquista cabal para o fim do conflito. Riachuelo representou a primeira grande vitória da Tríplice Aliança no maiorconflito armado já ocorrido na América do Sul, sendo até hoje bastante lembrada e justamente comemorada.

A Capitania dos Portos de Sergipe realizará uma Cerimônia Militar, no dia 11 de junho, às 10:00h, em sua sede, localizada na Av. Ivo do Prado, 752. Bairro São José. Aracaju/SE. Na ocasião, o Comandante do 2º Distrito Naval Vice-Almirante Humberto Caldas da Silveira Junior fará a imposição da Medalha da Ordem do Mérito Naval ao Governador do Estado Belivaldo Chagas, pelos relevantes serviços prestados à Marinha do Brasil.

Fonte: Capitania dos Portos de Sergipe

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais