“Musicalidade”, por Rubens Lisboa

L A N Ç A M E N T O

Cantor: DADO DOLABELLA

CD: “PRA VOCÊ”

Gravadora: SOM LIVRE

 

O disputado neo-galã global Dado Dolabella lança seu primeiro CD e surpreende porque, de fato, o mesmo não é tão ruim como andaram alardeando por aí. É bem verdade que a produção poderia ser mais caprichada, mas dentro da linha de trabalho a que o rapaz se propõe, há faixas até bem legaizinhas. É o caso da romântica “Pra Você”, da animada “Chuva”, da adolescente “Flor” e da interessante “Destino”.

 

A gaiata “Vem Ni Mim” (que soa como autobiográfica) é uma bem sacada brincadeira composta nos moldes de alguns sucessos de Léo Jaime nos anos 80 e já toca incessantemente nas rádios por conta de sua inclusão na trilha sonora da novela “Senhora do Destino”.

 

O defeito maior fica por conta da forte influência não salutar que Paulo Ricardo exerce sobre Dado na forma de o mesmo projetar a voz: o rascante, que naquele se transforma em charme, neste soa exagerado. Livrar-se disso deverá ser o primeiro passo para seguir em frente porque ele até que canta direitinho, bem melhor que os seus companheiros Fábio Júnior e Maurício Mattar, por exemplo, outros dois que, além de atuar, também insistem em cantar…

 

NOVIDADES

 

Dois dos CD’s de ZECA BALEIRO resultaram em shows e destes sairão DVD’s que estão chegando ao mercado ainda este mês. Trata-se de “Líricas”, um espetáculo mais contido e intimista, e “Pet Shop Mundo Cão”, onde toda a panela rítmica do criativo artista se faz presente. Também com lançamento agendado para novembro a caixa contendo os DVD’s correspondentes aos três primeiros discos da carreira de Marisa Monte (“MM”, “Mais” e “Barulhinho Bom”). Para os fãs de ambos, é um presente e tanto!

 

Gravado em 1989 quando saiu em vinil, o disco que conta a fábula “Pedro e o Lobo” é, enfim, reeditado em CD, tendo como narradora ninguém menos que a roqueira Rita Lee.  Bem legal!

 

Mais conhecido na França, o brasileiríssimo Ricardo Vilas lança novo CD intitulado “Cine Ipanema”, no qual registra seu amor à Cidade Maravilhosa. Na faixa-título, é nítida a influência melódica de Tom Jobim. Já “Santa Natureza” remete ao baiano Moraes Moreira e “Canoa Do Amor” às canções de Francis Hime. Mas os melhores momentos do CD são os inspirados sambas “Meu Avião” e “Pra Baden & Vinicius”, além da apropriada releitura de “Back In Bahia”, de Gilberto Gil.

 

Rola hoje, a partir das 16 horas, no Farol abandonado (próximo à UNIT) o “Mangue Farol Festival”, uma iniciativa da produtora Marta Mari que vai reunir diversas atrações da música sergipana. Dentre os nomes confirmados, estão: Pantera, Sergival, Joésia Ramos, Kléber Melo e Mingo Santana. Será um mega-evento com entrada franca e só vai perder quem for muito babaca…

 

E na próxima semana, aqui na Coluna, uma entrevista super especial com a cantora Amoroza. Imperdível!

 

CD RECOMENDADO

 

Em 2001, a cantora Nila Branco lançou seu primeiro CD que teve como destaque a interessante canção “Chama”, além da faixa “Diversão” que fez parte, inclusive, da trilha sonora da novela global “Desejos De Mulher”. Calcada, na época, no então estrondoso sucesso alcançado por Ana Carolina, esperava-se que a loira também arrebentasse rapidamente, o que terminou não acontecendo, mais pelo repertório monocórdio adotado do que por sua voz forte, afinada e bonita.

 

Três anos se passaram e ela volta agora com um novo CD intitulado “Tudo O Que Eu Quis”. É nítida a intenção de aprimoramento no que tange ao repertório, que conta com autores de peso como Nando Reis, Alvin L. e Paulo Miklos, por exemplo. O caráter pop-rock em quase a totalidade das faixas termina comprometendo um pouco o trabalho que só tem como pausa para respiração a regravação de “Skap” (de Zeca Baleiro, presente no excelente CD de estréia do maranhense), um dos pontos altos do disco.

 

Outro destaque é a releitura precisa de “Areias Escandantes”, um dos primeiros sucessos de Lulu Santos. Mas se trata de um CD que merece ser ouvido e conhecido, até porque dá para sentir que Nila está pronta para alçar vôos bem mais altos!

 

Críticas e sugestões serão bem-vindas e poderão ser enviadas para o e-mail rubens@infonet.com.br.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais