Petrobras anuncia treinamento de 1.200 pessoas para limpar praias

Substância oleosa continua aparecendo no litoral (Foto: Arquivo Portal Infonet)

A Petrobras anuncia a realização de treinamento de 1.200 pessoas para realizar a limpeza das praias afetadas pela substância oleosa, que já atinge os nove estados da Região Nordeste e o Espírito Santo, no Sudeste. Segundo a Petrobras, o treinamento vem ocorrendo desde o dia 7 de novembro: são os próprios colaboradores da estatal petrolífera, servidores e também militares de diversas instituições, que estão engajadas no esforço emergencial de resposta em praias, costões rochosos e manguezais, conforme divulgada pela assessoria de imprensa da estatal.

As turmas são integradas por participantes das Forças Armadas (Marinha do Brasil e Exército Brasileiro), Ibama, ICMBio, órgãos estaduais e secretarias municipais de Meio Ambiente, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Guardas Municipais. A previsão da Petrobras é capacitar essas 1.200 pessoas, entre civis e militares, em um período de sete dias.

Conforme a Petrobras, o principal objetivo dos treinamentos é compartilhar informações e instruções técnicas seguras para que os treinados se tornem multiplicadores de conhecimento e possam aumentar a precisão de atuação nos locais atingidos pelo óleo. Para isso, a Petrobras já instruiu cerca de 700 militares em duas embarcações da Marinha (Navios Bahia e Atlântico) e outros 200 nas praias onde a companhia está atuando diretamente nas limpezas. As próximas turmas programadas incluem um total de 300 participantes, entre civis e militares.

Para a capacitação dos colaboradores, a Petrobras fornece material didático digital e realiza as instruções presenciais, com foco em questões de segurança, técnicas de intervenção e limpeza manual e mecanizada, e conceitos básicos de gestão emergencial de resíduos. Os treinados também recebem explicações sobre as propriedades físico-químicas de óleos pesados e conceitos de desintegração e decomposição, importantes para definição da melhor estratégia de atuação na limpeza das áreas atingidas.

Os primeiros treinamentos ocorreram em Ilhéus e Porto Seguro, na Bahia e também a bordo dos navios da Marinha. Os próximos incluirão cidades nos estados de Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará.

Limpeza contínua

Desde 12 de setembro, a Petrobras já recolheu em torno de 490 toneladas de resíduos das praias do Nordeste. Atualmente, a companhia possui uma equipe com cerca de 200 pessoas e duas embarcações mobilizadas. A Petrobras informa que, mesmo não sendo responsável pelo vazamento do óleo, atende a todas as solicitações do Grupo de Acompanhamento e Avaliação (GAA), participa das ações de planejamento e oferece orientações técnicas para a emergência.

Com informações da Assessoria da Petrobras

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais