O prazo para a finalização da obra na ponte Juscelino Kubitschek, localizada sobre o rio Poxim, na zona sul da capital sergipana, foi encerrado nesta segunda-feira, 31.
A previsão era de que a obra fosse concluída em julho, mas no último dia do mês a obra continua passando por serviços complementares e não tem prazo para finalização. A informação foi passada pela Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb).
Segundo a Emurb, toda a estrutura da ponte já foi concluída e, durante a semana passada, a Energisa fez o deslocamento da rede de energia da ponte. A obra foi iniciada em junho de 2021 e teve investimento de, aproximadamente, R$ 21 milhões pela Prefeitura de Aracaju.
Incidentes
Ainda no decorrer da ampliação, ocorreram dois incidentes na estrutura, sendo o primeiro um desabamento de trecho da ciclovia em 17 de maio e o segundo um deslizamento na cabeceira da ponte em 14 de junho.
Serviços complementares
Em nota, o órgão informou que no momento, estão sendo realizados os seguintes serviços complementares:
– execução de base na pista de acesso à ponte, que sai do cruzamento da avenida Tancredo Neves com a avenida Governador Paulo Barreto de Menezes. Esse trecho possui extensão de 210 metros na parte anterior da ponte, no sentido praias, e em mais 80 metros após;
– a pavimentação asfáltica da ponte, no sentido Centro, já foi concluída. A partir de agora, será feita a pavimentação no sentido praias. A expectativa é de aplicar mais de 450 toneladas de asfalto nas seis faixas de rolamento que compõem os dois sentidos da ponte. A massa asfáltica é produzida na própria usina da Emurb, onde os técnicos realizam ensaios laboratoriais do asfalto a ser aplicado, obedecendo um rigoroso controle de qualidade;
– ao mesmo tempo, outros serviços complementares são feitos de forma simultânea, a exemplo da implantação de uma ciclovia, passeio para pedestres e guarda-corpos do lado da ponte que tem sentido para o Centro da cidade. Além disso, está sendo implantada uma moderna iluminação com tecnologia de LED.
Reforma e ampliação
A ponte possuía 160 m de extensão e foi ampliada em 4 m de largura, passando de duas para três faixas de rolamento nos seus dois sentidos, com ciclovia e uma pista para pedestres.
por Beatriz Fernandes e Aisla Vasconcelos
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B