Prefeitura retoma aulas presenciais em polos do Academia da Cidade

Entre os critérios para o retorno, estão sendo avaliadas as condições de cada polo, para um trabalho com quantitativo reduzido. (Foto: PAC)

Diante da melhora do cenário epidemiológico noos últimos oito meses e o avanço significativo da campanha de imunização contra a covid-19, a partir desta terça-feira, 3, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), reabre seis polos do Programa Academia da Cidade (PAC) para a retomada das aulas presenciais e suspende as transmissões de aulas online pelo Instagram @saudearacaju. Entre os critérios para o retorno, estão sendo avaliadas as condições de cada polo, para um trabalho com quantitativo reduzido e respeitando todos os protocolos sanitários.

Os polos reabertos foram: Augusto Franco, Maracaju, Santa Maria, Sol Nascente, Santos Dumont e América. As aulas acontecem em espaços abertos, de segunda a sexta-feira, pela manhã, das 5h30 às 8h, e no turno da tarde, das 15h30 às 17h30. Os polos dos bairros América e Santa Maria funcionam das 5h às 7h30 e das 15h às 17h.

“Estamos retomando de maneira gradativa, considerando a queda continuada dos números de novos casos e de óbitos e ao mesmo tempo a evolução no número de vacinados. Assim como grande parte dos alunos, nossos professores e estagiários já foram imunizados, o que também proporciona mais segurança às aulas. Porém, é importante ressaltar que em todas as aulas presenciais, o uso de máscara e o respeito ao distanciamento são obrigatórios”, salienta a área técnica do Programa, Aline Guimarães.

A depender do espaço onde são realizadas as atividades, entre 20 e 30 alunos participam das aulas. A dinâmica prioriza atividades individuais, como caminhadas e práticas de baixa intensidade, e as equipes do Programa Academia da Cidade garantem a devida higienização dos materiais de uso coletivo.

“Nessa retomada, os alunos também serão reavaliados, ponderando o condicionamento físico de cada um. Da mesma forma, a qualquer queixa ou sintoma suspeito de síndrome gripal, eles também serão orientados a buscar atendimento em uma das Unidades Básicas de Saúde com atendimento exclusivo”, ressalta Aline.

Queda de casos
De acordo com último divulgado nesta segunda-feira (2), foram registrados 96 novos casos de covid-19 na capital e um óbito. Levantamento realizado pela SMS aponta uma queda de 31% no número de casos novos nos últimos 14 dias, considerado o melhor índice dos últimos oito meses. Ainda segundo o estudo, nas últimas oito semanas, há uma queda na média de casos de internados e de óbitos.

Fonte: Ascom/PMA

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais