Projetos do TJSE são selecionados na Mostra de Qualidade

Foi divulgado o resultado da IX Edição da Mostra Nacional de ualidade no Poder Judiciário,  a iniciativa tem por objetivo a divulgação de experiências bem sucedidas criadas pelos órgãos, membros e servidores do Poder Judiciário, cujo tema deste ano foi “Estratégia, Conhecimento e Inovação”.

No combate à morosidade processual, foram selecionados dois projetos reconhecidamente inovadores e eficazes do  Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe: “Processo Eletrônico na Vara de Execução Criminal” e “Intimação Eletrônica do Ministério Público e da Defensoria Pública com Prerrogativas Processuais”, ambos elaborados pela Diretoria de Modernização Judiciária da Secretaria Judiciária e desenvolvidos pela Secretaria de Tecnologia da Informação.

Implantado em 07 de julho de 2008, o processo eletrônico da 7ª Vara de Execuções Criminais trouxe importantes inovações tecnológicas que impactaram positivamente no andamento dos processos executivos criminais que ali tramitam, haja vista a  redução de 77,82% no tempo médio tramitação processual, em comparação com o cenário anterior, tais como a guia de execução criminal eletrônica,  o cálculo e a soma automáticos da pena, além de toda a movimentação das execuções criminais de forma eletrônica.

Já a Intimação Eletrônica do Ministério Público e da Defensoria Pública com Prerrogativas Processuais é uma ferramenta que possibilita a ciência pessoal, imediata e eletronicamente, em qualquer lugar com acesso à internet e com vista dos autos àqueles órgãos, sobrepujando o tradicional método da ciência física e presencial e, atualmente, encontra-se em pleno funcionamento na 7ª Vara Criminal e na 16ª Vara Cível – Juizado da Infância e da Juventude, representando, uma redução no tempo médio entre o envio da intimação e a primeira conclusão após a manifestação da ordem de 86% e 62%, respectivamente.

A seleção dos projetos do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe é mais um reconhecimento nacional do seu trabalho incansável no combate à morosidade processual e na redução dos custos dos processos judiciais, com o fito de alcançar a excelência na prestação jurisdicional, realizando a Justiça de forma rápida, eficaz e com qualidade.

Fonte: TJ/SE

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais