Seca e estiagem afetam mais de 74 mil pessoas em 12 municípios de SE

São 12 municípios em situação de emergência por seca ou estiagem (Foto: Defesa Civil de Sergipe)

Em Sergipe, 12 municípios estão em situação de emergência por seca ou estiagem. De acordo com a Defesa Civil de Sergipe, mais de 74 mil pessoas estão sendo afetadas nos municípios.

Os municípios que estão com decretos em vigor são: Monte Alegre, Canindé do São Francisco, Poço Redondo, Carira, Ribeirópolis, Feira Nova, Tobias Barreto, Nossa Senhora da Glória, Poço Verde, Nossa Senhora Aparecida, Gararu e Feira Nova.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Sergipe, tenente coronel Luciano Queiroz, o município de Pinhão já foi vistoriado e deve ter a situação de emergência decretada em breve, e o município de Porto da Folha está preparando a documentação para fazer a solicitação junto ao órgão.

“Os munícipios decretam situação de emergência, preparam toda a documentação e nos envia. A Defesa Civil faz a vistoria in loco para verificar se os relatos fotográficos e os relatórios procedem. Para que seja decretada situação de emergência é necessário que se verifique perdas hídricas, agropecuárias e danos humanos. São essas questões que verificamos”, explica.

Dos 12 municípios, sete estão com os decretos prestes a vencer entre outubro e novembro. De acordo com a Defesa Civil, os municípios podem solicitar a prorrogação dos decretos. “Os decretos tem validade de até 180 dias e os municípios podem solicitar novamente a situação de emergência, se a situação persistir. Eles precisam apresentar novamente toda documentação atualizada da situação para que a Defesa Civil faça a avaliação”, esclarece.

Operação Carro Pipa

Quase 31 mil pessoas estão sendo assistidas pela Operação Carro Pipa, executada pelo Exército Brasileiro, que leva água potável às populações rurais e urbanas atingidas por estiagem, priorizando os municípios que estão em situação de emergência ou estado de calamidade pública.

Por Karla Pinheiro

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais