Secretaria de Inclusão abre posto para emissão do RG Inclusivo

O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 08h às 13h, na SEIAS. (Foto: Ascom/Seagri)

As Pessoas com Deficiência (PCDs) em Sergipe agora podem emitir sua carteira de identidade no posto de atendimento do ‘RG Inclusivo’ aberto na Secretaria de Estado da Inclusão e Assistência Social (SEIAS). Disponível desde a última segunda-feira, 9, o serviço é voltado para emissão da nova Carteira de Identidade, que conta com o registro de PCD e especificação da deficiência – visual; física ou motora; mental ou intelectual; auditiva; ou paralisia cerebral.

Além disso, outras informações também podem ser inseridas, como cartão do SUS e tipo sanguíneo, facilitando o acesso a direitos. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 08h às 13h, na SEIAS, situada à Rua Santa Luzia, 680, bairro São José, em Aracaju.

O ‘RG Inclusivo’ é uma parceria entre o Conselho Estadual das Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades de Sergipe (Conser) e o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Inclusão e do Instituto de Identificação, vinculado à Secretaria de Segurança Pública (SSP/SE). “Desde junho, o atendimento do RG Inclusivo vinha acontecendo no Conser. Agora, passa a ser realizado aqui na SEIAS. Essa parceria foi muito bem vinda e tem o objetivo de facilitar a emissão da carteira de identidade para as pessoas com deficiência. Com este posto, as PCDs não precisam mais ir ao Instituto de Identificação”, destacou a referência técnica para a Pessoa com Deficiência da SEIAS, Socorro Lobato.

José Bonifácio, de 62 anos, tem deficiência visual desde os 18 anos, quando uma queda de cavalo lhe provocou uma lesão ocular. O funcionário público compareceu à SEIAS no primeiro dia do serviço para garantir a sua nova Carteira de Identidade. “O RG inclusivo vai facilitar a minha vida, porque as pessoas não percebem que tenho deficiência e tenho que lutar para comprovar minha deficiência. Eu já tomei muito tapa e peguei muita briga por causa disso. Soube deste serviço através da Associação dos Deficientes Visuais, da qual eu faço parte. Cheguei e já estou sendo atendido. Aqui está sendo bem melhor. É mais tranquilo e tem menos pessoas”, disse.

Para o presidente do Conser, Antônio Luiz dos Santos, a ação gera cidadania para as PCDs. “Acredito que, nesta primeira etapa, até o final do ano, já devemos ter atendido mais de 5 mil pessoas com deficiência. Esta ação é crucial pela razão mais óbvia: a cidadania. A pessoa com deficiência, como cidadã sergipana, merece ter este serviço à sua disposição e com a acessibilidade prometida pela legislação. A SEIAS, como sempre, dá sustentação e apoio às ações do Conselho, principalmente por ceder este espaço, adequado e com toda estrutura suficiente, juntamente com o Instituto de Identificação, para que as PCDs possam ser atendidas com mais facilidade e conforto”, analisou.

A coordenadora do Posto de Identificação, Ana Maria de Jesus, informa quais documentos são necessários para a emissão do RG Inclusivo. “Certidão de Nascimento; RG; Laudo Médico constando a deficiência; comprovante de residência; CPF; Certificado de Reservista para homens; Título de Eleitor; Cartão do SUS; e tipo sanguíneo. Estes últimos são opcionais, mas é bom colocar, pois já ficam todas as informações em um só documento. Como o RG agora é digital, a pessoa não precisa mais trazer a foto, pois nós tiramos a foto aqui. A emissão do RG Inclusivo acontece dentro de um período de 15 a 30 dias, a depender do caso”, concluiu.

Fonte: Ascom/Seagri

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais