Seguro-defeso não alcança pescadores afetados pelo óleo

Seguro só para pescadores da piracema e camarão (Foto: Arquivo/Portal Infonet)

O seguro-defeso não está alcançando os pescadores e marisqueiras afetados pela mancha de óleo que continua aparecendo nas praias sergipanas. De acordo com informações do gerente executivo do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), Raimundo Brito, o Governo Federal já publicou a portaria que estabelece os critérios para a liberação do benefício, mas não traz nenhuma referência às comunidades atingidas pela substância oleosa, que continua se alastrando pelo território sergipano.

Conforme Raimundo Brito, a portaria do Governo Federal faz referência ao defeso da Piracema, que tradicionalmente se inicia no mês de novembro e se estende até o mês de fevereiro do ano seguinte. Conforme a última portaria, assim como nos demais, o defeso se estenderá até o dia 28 de fevereiro do próximo ano.

As Colônias e Associações de Pescadores já estão autorizadas a enviar o cadastro dos pescadores que serão beneficiados com o seguro-defeso. Incluindo o defeso da piracema e do camarão, de acordo com Raimundo Brito, há uma perspectiva do benefício contemplar algo em torno de 24 mil pescadores. Mas, o número real só será conhecido depois que o INSS avaliar o cadastro enviado pelas instituições, conforme previsto em acordo de cooperação técnica firmado pelo órgão federal com aquelas entidades.

por Cassia Santana

 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais