Sergipanos se aglomeram em filas e desrespeitam regras de prevenção

Idosos se aglomeram em frente ao Restaurante Padre Pedro (Foto: Infonet)

Mesmo diante do aumento no número de casos do COVID-19 no país e dos casos confirmados no Estado, muitos sergipanos não estão levando a sério as recomendações do Ministério da Saúde e dos órgãos de controle. Na capital, pessoas se aglomeram em filas sem nenhuma medida de proteção.

Na manhã desta sexta-feira, 20, por volta das 10h, muitas pessoas, princialmente idosos – um dos grupos de risco ao contágio e aos efeitos mais graves do coronavírus – se aglomeravam numa fila formada na parte externa do Restaurante Popular Padre Pedro sem adotar nenhuma das medidas de segurança preconizadas pelos órgãos de saúde.

Restaurante Padre Pedro está servindo refeições em quentinhas (Foto: Infonet)

Desde ontem, quinta-feira, 19, a Secretaria de Estado da Inclusão e Assistência Social (SEIAS) em vez de servir as refeições no buffet estão entregando os almoços e jantares em quentinhas. A medida foi adotada para evitar transmissão comunitária do COVID-19, diminuir o tempo de permanência no local e aglomeração, porém, as pessoas continuam aglomeradas, na fila, aguardando a abertura do restaurante e distribuição das refeições.

No Centro da cidade muitas pessoas também formaram uma fila em frente a uma agência bancária. A Federação dos Bancos (Febraban) informa que os estabelecimentos bancários devem manter as agências abertas, priorizando o atendimento aos públicos mais vulneráveis, como o de aposentados e pensionistas, porém, o Banco Central autorizou os bancos, pontualmente e por períodos limitados de tempo, alterar horários de atendimento ou suspender serviços em agências selecionadas, mas sem deixar de prestar os serviços bancários a população.

Pessoas fazem filas em frente a agências bancárias na capital (Foto: Infonet)

Alguns bancos atuantes no estado já anunciaram medidas de segurança, dentre elas redução da quantidade de pessoas dentro das agências. A Febraban orienta aos seus clientes e usuários do setor bancário que evitem deslocar-se para as agências bancárias e deem preferência a usar produtos e serviços dos bancos por meio dos canais remotos disponíveis para a população.

Padre Pedro

A coordenadora de Segurança Alimentar e Nutricional da SEIAS, Tatiana Canuto, explica que além das quentinhas, o restaurante antecipou o horário de almoço para às 10h e do jantar para às 16h no intuito de evitar aglomeração e reduzir o tempo de permanência dentro do local.

“Nosso público é formando principalmente por pessoas em vulnerabilidade social e para não interromper o fornecimento da alimentação adotamos as quentinhas. Dentro do restaurante colocamos álcool em gel, tem  água e sabão e uma pessoa orientando a todos a higienizarem as mãos. Colocamos fitas para aumentar a distâncias entre as pessoas e estamos passando vídeos educativos, em volume alto, falando do coronavírus e das medidas de prevenção. Trabalho educativo não é fácil, mas estamos conversando e orientando os usuários do serviço”, garante.

A reportagem do Portal Infonet  entrou em contato com o Banco do Brasil, mas até a publicação da matéria não recebemos as informações solicitadas. O Portal Infonet permanece à disposição através do e-mail jornalismo@infonet.com.br ou através do telefone (79) 2106-8000.

Por Karla Pinheiro

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais