Tartaruga marinha é encontrada morta na Atalaia Nova

Tartaruga já estava em elevado estado de decomposição (Foto: Facebook Coisas de Socorro Notícias)

Mais uma tartaruga marinha, da espécie cabeçuda, foi encontrada morta no litoral sergipano. O animal, em elevado estado de decomposição, foi localizado na manhã do domingo, 25, na Atalaia Nova, no município da Barra dos Coqueiros. O animal foi encontrado pela equipe do Projeto Tamar que faz monitoramento diário dos animais marinhos em todo litoral sergipano.

As placas de queratina, que cobrem a superfície dos ossos da tartaruga, já estavam se desprendendo do corpo do animal em função do elevado estágio de decomposição, segundo informações do biólogo Fábio Lira, do Projeto Tamar. Devido a este detalhe, não foi possível fazer uma análise mais aprofundada sobre a causa da morte da tartaruga. No entanto, conforme o biólogo, há forte suspeita de que a morte do animal esteja relacionada com a atividade pesqueira.

Há marcas no corpo indicando que o animal teve contato com redes de pesca. Mas o biólogo entende que a tartaruga foi captada de forma acidental. “Se o pescador tivesse o intuito de capturá-la, não a colocaria de volta ao mar”, analisa.

Há uma preocupação com o lixo lançado no meio ambiental, que também pode provocar a morte de animais marinhos. Mas, atualmente, conforme observa o biólogo, o principal problema está relacionado à pescaria. Os animais acabam se enganchando na rede e até morrem asfixiados. Neste ano, até o final do mês de julho, o Projeto Tamar identificou 422 tartarugas marinhas mortas no litoral sergipano. No ano passado, nesse mesmo período, foram 420 animais mortos.

por Cassia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais