UFS inicia comemoração de 39 anos nesta quarta

A Universidade Federal de Sergipe (UFS) inicia amanhã, 9, as comemorações de seus 39 anos de existência. Serão realizadas apresentações culturais e inaugurações de obras nos campus de São Cristóvão e Itabaiana. O ponto alto da festa acontece no dia 10 com a apresentação da Orquestra Sinfônica de Itabaiana e do grupo Cataluzes, no Teatro Tobias Barreto às 18h.

“Será um momento de comemorar os excelentes resultados que estamos tendo com essa nova administração. Estamos contentes com o rumo que a UFS está tomando”, comenta o vice-reitor Ângelo Antoniolli. O professor se refere ao processo de expansão iniciado na UFS desde o ano passado, e que até agora conseguiu dobrar o número de vagas ofertadas pela instituição.

Segundo ele, a UFS está acompanhando um movimento nacional de expansão universitária, que em outras ocasiões não foi aproveitado. Além da expansão de cursos no Campus de São Cristóvão, a UFS está no processo de interiorização com a criação dos Campus de Itabaiana e Laranjeiras, e a implantação do sistema de Ensino à Distância, dentro do programa do governo federal.

Ângelo Antoniolli, vice-reitor da UFS
Dentro do ritmo de expansão, a UFS apresentou esse ano nove propostas de mestrado e uma de doutorado. “O maior desafio agora é a entender as dificuldades que levam à evasão de alunos. Em todo o país nós temos um número expressivo de estudantes que não concluem o ensino superior, e queremos identificar os fatores”, disse o professor Antoniolli.

Atualmente a UFS tem aproximadamente mil funcionários, 600 professores, 14.500 alunos, e sobrevive com um orçamento geral de aproximadamente R$140 milhões. Por isso, obras como a atual construção da Didática V, e as reformas dos outros prédios de Didáticas são frutos de parcerias com outras instituições, ou verbas de emendas parlamentares. “Através dessas parcerias nós podemos atender melhor às demandas da sociedade”, diz o vice-reitor.

Nesta quinta-feira, 10, a UFS receberá a visita do ministro da Educação Fernando Haddad, que virá apresentar à comunidade acadêmica o plano de expansão das universidades. Durante o evento o reitor Josué Modesto irá expôr os planos de expansão da UFS e as metas para 2007 e 2008. A palestra do ministro e do reitor está marcada para às 10h30, no auditório da Reitoria.

A programação completa da comemoração segue abaixo:

9/5 – Quarta-Feira
Lançamento dos livros publicados pela Editora UFS e Fundação Oviêdo Teixeira no 1° semestre de 2007 no hall da Reitoria, às 18h.

10/5 – Quinta-Feira
Apresentação da Orquestra Sinfônica de Itabaiana com o Grupo Cataluzes no Teatro Tobias Barreto, às 20h.

11/5 – Sexta-Feira
Lançamento de livros, apresentação do Coral da UFS e da Academia Sergipana de Ballet no campus de Itabaiana, às 18h.

14/5 – Sábado
Inauguração da nova ala do Hospital Universitário, Laboratório de Patologia, Enfermaria Clínica Cirúrgica e reestruturação do Ambulatório no HU, às 10h.

Lançamento do livro “História da Medicina em Sergipe”, de Henrique Batista e Silva, no hall da Reitoria, às 18h. Sessão solene dos Conselhos Superiores para concessão de homenagens e honrarias no auditório da Reitoria, às 19h30.

15/5 – Domingo
Inauguração da reforma do Colégio de Aplicação (Codap) às 10h

 

Veja o vice-reitor Ângelo Antoniolli falando sobre os 39 anos da UFS 


Enquanto carrega é normal o audio/vídeo aparecer pulando e aos poucos.
Após completar o downloado clique em play para reproduzir corretamente.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais