Acrísio Cruz é homenageado pelos Correios e pela SEC

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos e a Secretaria de Estado da Cultura (SEC) farão o lançamento na próxima terça-feira, dia 21, do carimbo comemorativo a Acrísio Cruz. O evento é uma homenagem dos Correios e do Estado a Acrísio, um dos fundadores do ensino superior no Estado e responsável por estender o ensino primário no interior de Sergipe.

 

O carimbo, uma efígie do homenageado assinado pelo artista plástico Bené Santana, será utilizado nos envelopes das correspondências dos órgãos públicos sergipanos por 30 dias. Em seguida, o item segue para o Museu Filatélico, em Brasília, no qual se tornará peça histórica, disponível para apreciação dos filatelistas.

 

O evento, que acontece na Biblioteca Epiphâneo Dórea a partir das 18h, também prevê uma palestra sobre a contribuição de Acrísio Cruz para a educação e cultura sergipanas, bem como o lançamento do livro ‘Acrísio Cruz: Antologia’, organizado por Luiz Antônio Barreto com ensaios e artigos de Acrísio.

 

Biografia

 

Acrísio Cruz nasceu em 31 de outubro de 1906, em Laranjeiras (SE). Em 1924, com apenas 18 anos, tornou-se Diretor da Imprensa Oficial – Sergipe, na época, era governado pelo Interventor Augusto Maynard Gomes. Nos anos 30 trabalhou como jornalista nos jornais Diário da Tarde e Diário de Sergipe.

 

Homem de múltiplos talentos, trabalhou também como professor, quando ensinou em várias escolas da capital sergipana. Acrísio escreveu e publicou livros didáticos, de ciências e de língua portuguesa. Seus trabalhos em educação o levou a exercer cargo de diretor do Departamento de Educação durante o governo de José Rollemberg Leite (1947-1951), quando começou o programa de construção de Escolas Rurais.

 

Professor, pesquisador, jornalista e homem público, Acrísio Cruz faleceu em 13 de setembro de 1969, vítima de infarto do miocárdio.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais