Aniversário de 65 anos é comemorado com evento aberto ao público

 

Celebração ocorreu nesta quinta-feira, 28 (Foto: Portal Infonet)
Anubia Melo, diretora da Funcap, falou sobre a história do Teatro Atheneu

O aniversário de 65 anos do Teatro Atheneu foi comemorado na noite desta quinta-feira, 8, com um grande evento totalmente gratuito. O mais antigo espaço de artes cênicas de Sergipe recebeu a performance das bailarinas Nivea Vargens, Isadora Tassiane, Mariana Gonzaga e Mayana Francisco, um momento de vivências com o diretor de teatro, Augusto Barreto e a historiadora, Aglaé Fontes, além de um lindo concerto da Orquestra Sinfônica de Sergipe.

A diretora de cultura da Funcap, Anubia Melo, relembra o surgimento do Teatro Atheneu. “Esse espaço tem uma grande importância, pois nasceu de um projeto de auditório do Colégio Atheneu, e a partir de então, foi se transformando em teatro, na medida em que a cultura foi crescendo e os artistas nascendo”, conta.

Taylane Cruz; “Costumo dizer que um teatro e uma biblioteca formam o coração de uma cidade”

Para a escritora Taylane Cruz,o Teatro Atheneu cumpre papel primordial no fomento à cultura da capita sergipana. “Costumo dizer que um teatro e uma biblioteca formam o coração de uma cidade. E o Atheneu cumpre bem essa função. Eu não consigo conceber uma capital sem a presença do teatro, pois ele é literalmente o coração da cidade. Sem ele a cultura ao redor está comprometida. Fico feliz que o teatro está completando 65 anos e ainda mais com a apresentação da Orsse, que é um presente para o Atheneu e o público”, opina.

História

Inaugurado em março de 1954, o Teatro Atheneu é o mais antigo espaço cênico de Sergipe. Foi concebido como auditório para atividades complementares do Colégio Atheneu Sergipense, mas ganhou identidade própria com o passar do tempo, fruto do crescimento da cena cultural de Aracaju.

Durante décadas, o Atheneu foi o único teatro da capital. Por seu palco, pisaram grandes nomes da cultura brasileira e espetáculos internacionais de grande porte, como o ballet Imperial da Rússia. O espaço cultural também foi cenário de importantes manifestações políticas nas décadas de 70 e 80.

por Verlane Estácio com informações do Teatro Atheneu

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais