Carnatobias é cancelado após recomendação do Ministério Público

MP recomendou cancelamento do Carnatobias este ano (Foto: Facebook/Carnatobias Oficial)

A edição 2020 do Carnatobias, tradicional festa de Carnaval do município de Tobias Barreto, foi cancelada após uma recomendação do Ministério Público de Sergipe (MP).

De acordo com a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Tobias Barreto, o MP apresentou dois motivos para o cancelamento da festa: indícios de irregularidades em contratos apurados em procedimentos administrativos durante a realização do evento em 2015 (gestão anterior); e o fato de o Município se encontrar atualmente em situação emergencial por causa da seca na região.

A recomendação foi entregue ao prefeito Diógenes Almeida nesta quarta-feira, 15, pelos promotores Etélio de Carvalho Prado Júnior e Paulo José Francisco Alves Filho. O gestor acatou a recomendação e anunciou o cancelamento do evento.

Em 2019, o Carnatobias também foi cancelado por recomendação do MP. Na época, a cidade sofria com problemas com abastecimento de água em virtude da estiagem e da queda no volume de água na barragem de Jabeberi, principal fonte de abastecimento na região.

Gestão anterior

Nesta quinta-feira, 16, após o fechamento da matéria, o assessor do deputado Dilson de Agripino, ex-prefeito de Tobias Barrreto, Leonardo Leal, enviou nota ao Portal Infonet para comentar o assunto. Ele explicou que o Carnatobias 2015 ocorreu dentro da normalidade, transparência e legalidade, inclusive sem nenhuma restrição aos eventos vindouros. “É verdade que em 2015 um vereador pediu apuração dos gastos no CarnaTobias ao Ministério Público. Quem solicitou foi o vereador, não o MP. Porém, o próprio órgão [Ministério Público] não encontrou quaisquer irregularidades nos contratos feitos para as bandas e estruturas do evento. A maior prova disso foi a realização do CarnaTobias 2016, último ano da gestão de Dilson de Agripino, dentro da normalidade e total legalidade, sem nenhuma interferência judicial”, comentou.

Segundo o assessor do Deputado, a recomendação foi para a atual gestão e não tem nada haver com a gestão passada. “Dizer que o CarnaTobias 2020 não vai existir em decorrência de ‘indícios’ de irregularidades na gestão de Dilson, em 2015, é a maior das mentiras que pode ser contada. Qualquer pessoa que entenda o mínimo de administração pública entenderá isso: A recomendação foi para que a atual gestão, do prefeito Diógenes Almeida, que é opositor público de Dilson de Agripino, não realize o Carnaval por haver um decreto de seca em vigência e também pelo prefeito não estar cumprindo com as necessidades básicas da administração pública, incluso vê relatado pelo promotor de justiça em entrevista, onde relatou que na cidade faltam suprimentos básicos até na área da saúde”, finalizou.

por Verlane Estácio

 

A matéria foi alterada às 19h11 do dia 16/01/20 para acréscimo de informação enviada pela assessoria do deputado Dilson de Agripino. 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais