Catadoras de Mangaba participarão de Feira Cultural

Feira Cultural Saberes e Sabores da Mangaba será realizada no dia 30 de agosto (Foto: Divulgação)

Se o suco ou o sorvete desta fruta já ganharam o paladar da nossa gente, imagine então, misturar a mangaba a outros ingredientes, fazer compotas, geleias, balas, bolos, biscoitos, tortas e bombons! Para completar, some a isso outras receitas feitas com frutos de quintais e outros frutos da restinga como a jaca, a manga, cambuí, o araçá e o cambucá. É tudo isso que as Catadoras de Mangaba estarão apresentando na 'Feira Cultural Saberes e Sabores da Mangaba' no dia 30 de agosto, das 16h às 20h na Sociedade Semear, localizada na Rua Vila Cristina, 148.

Além de muito sabor, os produtos que serão oferecidos na feira são derivados do trabalho coletivo das mulheres, construído a partir dos princípios do associativismo, da agroecologia, da tecnologia social com uso da energia solar e da economia cooperada. Na Feira, os visitantes e empresários do mercado de alimentos de Sergipe poderão firmar acordos de cooperação e ainda fazer encomendas dos produtos das duas linhas de comercialização das Catadoras de Mangaba de Sergipe: A linha Frutos de Quintal e a linha Frutos da Restinga.

Já são mais de 18 meses de trabalho desde que as Catadoras começaram a aprimorar técnicas de cozimento, receitas e práticas de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) e, agora, elas estão prontas para apresentar ao mercado de alimentos de Sergipe uma produção resultante da organização do trabalho sustentável, que valoriza as matérias-primas naturais da região e o trabalho justo e cooperado. As Catadoras ainda oferecerão aos visitantes uma linha de frutos desidratados que mantém baixos níveis de açúcares.

A ação tem o apoio da Sociedade Semear e é desenvolvida pela Associação das Catadoras de Mangaba e Indiaroba (Ascamai) sob o patrocínio do Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania em parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e apoio do Movimento das Catadoras de Mangaba.

Fonte: Assessoria do evento

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais