Conservatório de Música celebra 74 anos em concerto comemorativo 

A apresentação vai contar com a participação de professores e alunos (Foto: Seduc)

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por meio do Conservatório de Música de Sergipe (CMSE), realizará nesta quinta-feira, 28, às 17h30, na sala Henrique Souza, o concerto comemorativo de 74 anos de história da unidade de ensino.

A apresentação vai contar com a participação de professores e alunos. Na ocasião, irão se apresentar o grupo de gafieira, o grupo de choro, camerata de violões, coral infantil, ensemble de sax, backing vocal, coral e a banda do Conservatório.

Situado no centro de Aracaju, o conservatório foi fundado pelo Professor Genaro Plech, no ano de 1945, por meio do Decreto Lei n° 840 de 28 de novembro, no governo de Hunaldo Santaflor Cardoso. Após décadas percorrendo endereços e modificando a denominação, a atual sede fica localizada na rua Boquim, esquina com a rua Santa Luzia, 313, quando por determinação do Governador Dr. João Andrade Garcez e do Secretário de Educação e Cultura, Dr. Nestor Piva, passou a denominar-se Conservatório de Música de Sergipe.

A história do CMSE é marcada pela gestão de músicos como Genaro Plech e Leozírio Guimarães, e, atualmente, é gerida pelo cantor e compositor Heitor Mendonça. A unidade oferta três modalidades de cursos: Oficinas: cursos rápidos diversos, voltados tanto à musicalização de crianças como a breves capacitações para adolescentes e adultos, além de cursos específicos para a terceira idade; Cursos FIC: são cursos de formação inicial ou continuada de profissionais da área de música, e estão divididos em duas grandes áreas: cursos de formação para músicos de banda, voltados para o ensino dos gêneros musicais atualmente denominados por “Música Popular” e cursos de formação para músicos de orquestra, voltados para o ensino da música erudita. Ambos os cursos são ofertados nos níveis iniciante e intermediário; e Cursos técnicos: são cursos profissionalizantes de nível médio nas áreas de Canto e Instrumento, com diversas habilitações.

De acordo com o diretor do CMSE, Heitor Mendonça, o processo seletivo, que ocorre entre os dias 9, 10 e 11 de dezembro, é o maior registrado pela escola. São 450 vagas disponíveis nos diversos cursos, onde 450 estão inscritos para os cursos de musicalização; 1920 para formação inicial; e 200 para formação continuada. “Já é o maior processo seletivo da história da escola, o que demonstra o interesse cada vez maior da população sergipana pelo Conservatório e o quanto o CMSE está consolidado como instituição de referência no ensino musical em Sergipe”.

Fonte: Seduc

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais