A temática do cortejo fala sobre liberdade e religiosidade (Foto: Divulgação) |
A Associação Luz do Oriente irá realizar, no próximo domingo, 4, à partir das 9h, o VIII Cortejo de Santa Bárbara: Prova de Fogo. Em outubro, o festejo afro-religioso teve sua data registrada no Calendário Oficial Cultural do Estado após ser aprovado na Assembleia Legislativa. A Lei 8.146 foi de autoria da deputada Ana Lúcia. A temática trazida ao cortejo fala sobre liberdade e religiosidade. “É um trabalho de afirmação ao combate a intolerância religiosa, racismo e toda forma de preconceito e violência”, explica Yà Rita Tassytaoo.
Este ano, as ações desenvolvidas pela Associação Luz do Oriente foram todas marcadas pela presença da comunidade local, bem como o empreendimento da etnia e povos de matriz africana. “As políticas de saúde, educação, cidadania estarão sempre em nossos projetos enquanto Associação”, afirmou o Babalorixá Janilson Teixeira.
A saída do cortejo será às 9h, da sede localizada na rua Marcelino Procópio da Silva, bairro Industrial, Aracaju/SE (próximo ao Parque da Cidade). O cortejo passará também pelo mercado central – Passarela das Flores e segue em direção ao Corpo de Bombeiros de Sergipe, na rua Siriri, 762, Centro. Culminando com danças Afros, culinária do matriz africana, agradecimentos e homenagens finais.
Santa Bárbara e Iansã
No sincretismo religioso, Santa Bárbara é a orixá Iansã, cultuada nas religiões de matriz africana. Considerada a Orixá dos ventos, dos raios e tempestades, Iansã também comanda os espírito dos mortos. Já para a população de origem católica, Santa Bárbara é a padroeira dos bombeiros e dos feirantes.
Fonte: Organização do evento
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B