Festival Tchaikovsky será destaque em concerto da Orsse no TTB

(Foto: ASN)

Neste próximo dia 13 de julho, quinta-feira, às 20h, a Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse), sob a regência de seu diretor artístico maestro Guilherme Mannis, apresenta um concerto inteiramente dedicado ao compositor romântico russo Piotr Ilytch Tchaikovsky (1840-1893). Mesclando trechos de balés famosos – como “Quebra-Nozes” e “Lago dos Cisnes” –, a obras destacadas como a Sinfonia nº 2, em Dó menor, o concerto trará ao público um grande panorama composicional deste grande artista russo, na interpretação da orquestra sergipana. Os ingressos, a preços populares, estão disponíveis à venda na bilheteria do Teatro Atheneu. A Orsse é uma realização da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), do Governo de Sergipe.

Segundo o maestro Guilherme Mannis, a Orsse possui grande domínio na interpretação do compositor: “Já realizamos o ciclo completo de suas sinfonias e suas mais importantes obras. Elas requerem dos músicos enorme delicadeza, aliada a momentos de energia dignos de uma maratona musical, como é o caso de certas peças de balé, ou mesmo do último movimento da Sinfonia nº2. Nossos músicos desenvolveram, ao longo dos últimos tempos, muita competência na interpretação destas obras.”

Sobre o programa, a primeira parte é inteiramente dedicada à música para balé composta por Tchaikovsky. O “Quebra-Nozes”, de 1892, conta uma história em que fantasia e magia, típicas do romantismo, relatam as aventuras de um quebra-nozes, de aparência humana, vestido como um soldado, mas que tem as pernas e a cabeça de tamanho desmensurado. Já o “Lago dos Cisnes”, de 1877, conta a história da princesa Odette, uma jovem aprisionada no corpo de um cisne pelo feiticeiro Von Rothbart. Vivendo no entorno de um lago formado pelas lágrimas de sua mãe, durante o dia, Odette se mantém em condição animal, se revelando humana somente por algumas horas da noite. Para se libertar dessa condição, ela precisa que um jovem admirador virgem lhe declare amor e fidelidade. E, caso seja traída, Odette permanecerá para sempre como cisne.

Na segunda parte do programa, o destaque é a Sinfonia nº2, composta em homenagem à Ucrânia. Repleta de temas tradicionais ucranianos, entende-se tal sinfonia como uma grande homenagem feita por Tchaikovsky a este país e a sua cultura. Em 4 movimentos, é uma das mais vibrantes sinfonias do compositor; difere-se consideravelmente de suas outras sinfonias, substituindo-lhes o caráter confessional característico – o chamado “ciclo do fatum” – pelas alegres impressões de um músico que passeia por pequenas aldeias e participa de festas e danças populares. A estreia em Moscou, sob a direção de Nikolai Rubinstein, constituiu um triunfo memorável. Por seus elementos folclóricos, a sinfonia recebeu o apoio imediato dos compositores russos ligados ao famoso “Grupo dos Cinco”, de tendência nacionalista.

Fonte: ASN

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais