Funarte anuncia inscrições para concursos do Ibermúsicas

Programa de Fomento das Músicas Ibero-Americanas, representado no Brasil pela Funarte, está com sete editais abertos (Foto: Eugênio Barreto)

Estão abertas inscrições para a seleção de projetos brasileiros para os concursos do Programa de Fomento das Músicas Ibero-Americanas – Ibermúsicas 2019, representado no Brasil pela Fundação Nacional de Artes (Funarte). As inscrições para seis dos sete editais estão abertas somente para músicos e instituições brasileiras até o dia 22 de novembro – exceto para o Prêmio Ibermúsicas de Criação de Canções, cujo período terminou em 1° de novembro.

O Ibermúsicas destina recursos para promover a criação musical, a difusão e a produção das obras de compositores ibero-americanos; bem como a circulação de artistas; além da formação de novos públicos para espetáculos musicais na região.

Podem participar dos processos seletivos pessoas residentes em todas as 13 nações integrantes do programa –Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, México, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. Em algumas das convocatórias podem também concorrer organizações públicas e privadas estabelecidas nesses países.

Esta edição do Ibermúsicas inclui os seguintes concursos:

  • Ajuda para processos de formação para instituições e organizações
  • Ajuda para processos de formação para oficineiros
  • Ajuda a instituições para residências artísticas de compositores
  • Ajuda a compositores para residências artísticas
  • Ajuda a festivais e encontros para a circulação de músicos
  • Ajuda à circulação de músicos

As informações sobre os concursos estão no site www.ibermusicas.org/pt. As inscrições devem ser realizadas diretamente nesse endereço eletrônico, por meio dos formulários de inscrição online.

Atualmente, o Ibermúsicas é formado e financiado pelos países membros que, juntamente com a Secretaria-Geral Ibero-Americana (Segib), integram o Conselho Intergovernamental da iniciativa.

Sobre os concursos com inscrições abertas

O edital Ajuda para processos de formação para instituições e organizações tem por objetivo incentivar o reconhecimento das músicas populares tradicionais dos países Iberoamericanos e sua apropriação por parte do público e dos artistas dessas nações. A ajuda se destina a organizações e instituições públicas ou privadas que convoquem professores de música para ministrar oficinas, entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2020.

Ajuda para processos de formação para oficineiros é uma convocatória para professores e musicistas que incentivem, por meio de oficinas, o reconhecimento das músicas populares tradicionais da região ibero-americana; e sua apropriação por parte da população e da comunidade musical. Os projetos inscritos deverão ocorrer entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2020. Os selecionados receberão uma assistência financeira máxima de cinco mil dólares.

A chamada pública Ajuda a instituições para residências artísticas de compositores se destina ao apoio de organizações públicas ou privadas que convoquem compositores e compositoras a criar obras originais de qualquer estilo musical entre 1º de janeiro e 31 de dezembro 2020. Os projetos selecionados receberão assistência financeira no valor máximo de dez mil dólares.

O concurso Ajuda a compositores para residências artísticas representa um convite aos compositores, para que proponham residências artísticas com vistas à criação de obras originais. As atividades devem ser, de preferência, vinculadas a um corpo artístico, conjunto, grupo ou entidade. A estreia da obra deve ocorrer entre 1º de Janeiro e 31 de dezembro de 2020. A residência pode ser realizada em qualquer lugar do mundo; no entanto, os projetos cuja realização ocorra em qualquer um dos países membros do Programa Ibermúsicas serão avaliados de forma preferencial. As propostas contempladas receberão assistência financeira no valor máximo oito mil dólares (para serem utilizados como bolsa de estudos).

A Ajuda a festivais e encontros para a circulação de músicos é um processo seletivo para festivais, encontros, mercados, fóruns, feiras ou salas de concertos, públicos ou privados, que planejem promover a circulação e a difusão da música ibero-americana entre 1° de janeiro e 31 de dezembro de 2020. Os projetos contemplados receberão auxílio para a compra de passagens dos artistas convidados, até o valor de dez mil dólares.

A convocatória Ajuda à circulação de músicos se destina a apoiar artistas da região ibero-americana para participar de festivais, mercados, fóruns, feiras e concertos, entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2020. Podem participar músicos solistas, ensembles, grupos, bandas, coros ou qualquer outro tipo de formação de qualquer estilo musical. Será fornecido suporte para a compra de passagens aéreas e terrestres no valor máximo de US$ dez mil dólares.

Acesse os editais aqui

Fonte: Fundação Nacional de Artes – Funarte

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais