Exposição conta a história do Colégio Atheneu Sergipense

O Colégio Atheneu Sergipense, uma das referências de educação em Sergipe, terá a sua história contada através de uma exposição no Instituto Histórico e Geográfico, promovida pelo Centro de Educação e Memória Atheneu Sergipense (Cemas).

Eva Maria Siqueira, coordenadora do Cemas (Foto: Portal Infonet)

“Não se pode falar da história da educação de Sergipe sem se referir ao Atheneu Sergipense”, avalia uma das curadoras da exposição e coordenadora do Cemas, Eva Maria Siqueira. Para ela, o acervo conta de maneira eficaz como surgiu o colégio e sua evolução ao longo do tempo. “A gente começou organizando os papéis, ou seja, os documentos escritos, depois fomos recebendo livros, materiais de laboratório e afins”, completa.  

A exposição conta com teses de mestrado e doutorado que fazem referência ao ensino na instituição, obras de arte, jornais estudantis, materiais de laboratório (como microscópios), coleção de insetos, troféus, esculturas, dentre outros objetos de arte. “Nós temos o documento mais antigo que é de 1848 – quando o Liceu ainda era em São Cristóvão, antes da criação do Atheneu. Depois na mudança da capital ele foi extinto, e em 1870, foi criado o Atheneu Sergipense”, relembra.

A exposição está aberta aos visitantes de segunda à sexta-feira-feira, das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h. O Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe está localizado na rua Itabaianinha, nº 41.  

Por João Paulo Schneider e Verlane Estácio

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais