Ocupe a Praça homenageia o artista Véio e alusão ao sertão sergipano

O escultor Cícero Alves dos Santos, conhecido como ‘Véio’, foi um dos escolhidos em 2014 para participar da exposição comemorativa aos 30 anos da Fundação Cartier em Paris (Foto: PMA)

O Ocupe a Praça do dia 15 de maio homenageia um artista sergipano consagrado internacionalmente. O escultor Cícero Alves dos Santos, conhecido como ‘Véio’, foi um dos escolhidos em 2014 para participar da exposição comemorativa aos 30 anos da Fundação Cartier em Paris.

Um ano depois, ele teve a sua obra exposta na Abadia de São Gregório, em mostra paralela à Bienal de Veneza. Em 2017, ‘Véio’ recebeu o Prêmio Itaú Cultural 30 anos, realizado para destacar artistas que impactaram o cenário cultural nas últimas décadas. No ano passado, ocupou os três andares do Itaú Cultural, em São Paulo, com a exposição “Véio: a Imaginação da Madeira”.

O artista sergipano cobiçado no mundo inteiro, fundou o ‘Museu do Sertão’, no Sítio Soarte, localizado no município de Nossa Senhora da Glória. Lá, ele reúne um acervo de 17 mil obras que recontam os modos de vida e produção do sertanejo e preservam a cultura popular da região. No próximo dia 15, ‘Véio’ vem a capital aracajuana para ser homenageado pela Prefeitura de Aracaju, através do Núcleo de Produção Digital (NPD) Orlando Vieira, unidade vinculada à Funcaju.

Essa será a primeira homenagem em Sergipe ao escultor, que estará presente para conversar com o público, a partir das 18h30, sobre o universo artístico dele. Esta edição do ‘Ocupe a Praça’ vem com uma programação genuinamente sertaneja. Ao lado de ‘Véio’, no Liquidifica Diálogos, Rafael Silva, o doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e Seichele Barboza, chef de cozinha especializada em gastronomia sergipana, farão um rico debate sobre o sertão.

Para enriquecer ainda mais a programação. No próximo sábado, dia 11, Seichele ministrará uma oficina gastronômica com ingredientes exclusivamente do sertão sergipano. A oficina tem entrada franca e acontece de 11 a 14 de maio, das 9h às 11h, no Centro Cultural de Aracaju. O primeiro dia de aula será aberta ao público. Os outros dias serão direcionados a merendeiras da rede municipal de ensino de Aracaju.

No dia 15, terá também a exibição de vídeo, inédito no Brasil, produzido pela Fundação Cartier para a exposição Histoire de Voir (Paris, 2012), além de filmes que compuseram a exposição no Itaú Cultural, ‘Véio: a Imaginação da Madeira’. Para encerrar a noite de mais um Ocupe a Praça, acontecerá um “revival” do Rock Sertão com Naurêa, banda sergipana e internacionalmente conhecida.

Rafael Alves

Mestre em Sociologia e Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Rafael atuou, em 2012, junto à Fondation Cartier pour l’art contemporain, quando conheceu pessoalmente o artista Véio, acompanhando-o durante atividades ligadas à Exposição Histoire de Voir (Paris, 2012), que reuniu obras e histórias de mais de 50 artistas do mundo todo. Desde então, estabeleceu uma relação com o artista, acompanhando sua trajetória. Articulando o pensamento de Véio, expresso em suas obras, discursos e ações, com o de autores clássicos e contemporâneos, o pesquisador produziu reflexões sobre Arte, Técnica e Trabalho, as quais foram apresentadas em diferentes congressos e publicações, como Véio e a Problematização do Contemporâneo (Revista Nada, Lisboa, 2014), incluindo uma pesquisa de pós-doutorado realizada junto ao Departamento de Sociologia da Unicamp, intitulada ‘A auto-atividade e a atividade técnica de escultores contemporâneos’.

Fonte: PMA

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais