Saiba como escolher o protetor solar ideal para sua pele

Protetor solar é fundamental para prevenção do câncer de pele (Fotos: Portal Infonet)

O uso de protetor solar se tornou um hábito indispensável para a prevenção ao Câncer de Pele e demais danos causados pela exposição excessiva ao sol. Escolher o produto correto para cada tipo de pele é uma tarefa simples, mas que exige cuidados. Conheça as dicas da dermatologista Paula Leão e escolha o seu!

A dermatologista explica que os filtros solares podem ser encontrados em gel, creme e loção e que estes devem ser escolhidos de acordo com o tipo de pele da pessoa. “Se a pele é oleosa ou acneica, a pessoa deve priorizar filtros para este tipo de pele, como aqueles em gel, loções livres de óleo e filtro com controle de oleosidade. Para pele madura e seca, a orientação é usar os filtros em creme. E para os esportistas, filtros mais resistentes à água ou sprays que sejam fáceis de espalhar pelo corpo”, detalha.

A dermatalogista Paula Leão revela como escolher o protetor solar ideal para cada tipo de pele

Também já existem protetores solares com cor de base, ideais para as mulheres que não dispensam maquiagem. “Alguns têm toque seco e são ideias para a pele oleosa. Outros têm a cobertura mais cremosa, direcionadas para peles normais à seca. Eles têm várias tonalidades de base e a escolha varia de acordo com o fototipo da pessoa”, explica.

Crianças

A dermatologista explica que a exposição ao sol é permitida para crianças a partir de 6 meses de idade. Desta fase até os dois anos, o melhor é priorizar os filtros físicos, que foram uma barreira que refleta e radiação e sensibiliza menos a pele. “A maioria combina substâncias de filtros físicos e químicos. De seis meses de idade a dois anos, é melhor priorizar protetores que tenham predominantemente filtros físicos, que é o caso da maioria dos produtos com rótulo que contém o destaque infantil”, explica. A partir dos dois anos, está liberado o uso dos protetores infantis presentes no mercado, desde que reaplicados corretamente.

Fator de proteção

O fator de proteção solar (FPS) ainda deixa dúvidas, mas a regra é bem simples, conforme informações da dermatologista Paula. O fator 30 é o mais indicado para as pessoas que não se expõe diretamente ao sol com frequência, que não têm outras doenças desencadeadas pelo sol e que não estejam fazendo tratamentos que deixam a pele sensível. Já os fatores acima de 50 são indicados para pessoas de pele clara, portadores doenças que pioram com a exposição ao sol ou que estejam fazendo de tratamento de manchas.

Orientação

Mesmo com todas essas dicas, a orientação de um dermatologista é fundamental, já que a escolha incorreta do protetor solar pode trazer alguns danos à pele. “O ideal é consultar um dermatologista para que ele oriente o filtro indicado para a pele da pessoa, pois a escolha inadequada pode resultar em acnes ou manchas na pele”, alerta.

Por Verlane Estácio

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais