13º salário de aposentados será antecipado para os meses de abril e maio

Investimento federal será de R$ 693,8 milhões na economia do estado

Confira as datas do pagamento da primeira e da segunda parcela do adiantamento do 13º salário, de acordo com o número final do cartão de benefício. (Foto: Joédson Alves/Agência Brasil)

Mais de 350 mil benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Sergipe terão o valor do 13º salário antecipado nos meses de abril e maio deste ano, conforme o Decreto nº 12.884, assinado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e publicado em edição extra do Diário Oficial da União na última quinta-feira, 9. A antecipação transferirá R$ 693,8 milhões aos beneficiários do estado.

O calendário de pagamento da primeira parcela vai de 24 de abril até 8 de maio. A segunda metade do 13º será paga de 25 de maio a 8 de junho. A data de pagamento leva em conta o número final do cartão de benefício, sem considerar o último dígito verificador, que aparece depois do traço.

Terão direito à antecipação do 13º quem recebeu, em 2026, benefício por incapacidade temporária, auxílio-acidente, aposentadoria, salário-maternidade, pensão por morte ou auxílio-reclusão.

Não recebem 13º salário pessoas contempladas pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC), pago a idosos com mais de 65 anos e pessoas com deficiência — desde que comprovem baixa renda — e beneficiários de Renda Mensal Vitalícia.

De acordo com o Decreto 3.048 (art. 120), o pagamento do abono é feito nos meses de agosto e novembro. A antecipação do benefício alcança todos os estados brasileiros e representa uma injeção significativa de recursos na economia dos municípios.

Confira as datas do pagamento da primeira e da segunda parcela do adiantamento do 13º salário, de acordo com o número final do cartão de benefício.

Primeira Parcela

Até um salário-mínimo

Final do benefício — Dia do crédito

1 — 24/abril

2 — 27/abril

3 — 28/abril

4 — 29/abril

5 — 30/abril

6 — 04/maio

7 — 05/maio

8 — 06/maio

9 — 07/maio

0 — 08/maio

Acima do piso nacional

Final do benefício — Dia do crédito

1 e 6 — 04/maio

2 e 7 — 05/maio

3 e 8 — 06/maio

4 e 9 — 07/maio

5 e 0 — 08/maio

Segunda Parcela

Até um salário-mínimo

Final do benefício — Dia do crédito

1 — 25/mai

2 — 26/mai

3 — 27/mai

4 — 28/mai

5 — 29/mai

6 — 01/jun

7 — 02/jun

8 — 03/jun

9 — 05/jun

0 — 08/jun

Acima do piso nacional

Final do benefício — Dia do crédito

1 e 6 — 01/jun

2 e 7 — 02/jun

3 e 8 — 03/jun

4 e 9 — 05/jun

5 e 0 — 08/jun

*Com informações da Agência Gov

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais