A crise da economia já se reflete no país

Vá alguém conseguir entender esta crise das bolsas americanas! A bolsa de Nova York amanhece em queda, chega ao meio-dia em alta mas fecha à noitinha com quedas históricas. O governo norte-americano dobrou o Senado americano na aprovação de um pacote de 700 bilhões de dólares que os especialistas admitem chegar a um trilhão e 300 bilhões, quando a crise se fechar – se é que ela vai fechar algum dia.

Não adianta o presidente Lula jactar-se que a crise não vai chegar por aqui. Na verdade, já chegou. O financiamento na compra de carros já reduziu de 60 meses para 42 meses, e há tendência de cair mais ainda. O preço do papel-jornal, sempre dolarizado, aumentou esta semana 26%, para desespero da Imprensa e das gráficas de um modo em geral. O dólar quase chegou a R$ 2,50, um recorde histórico desde que, no início de 2003, tinha atingido R$ 4,00, por conta das instabilidades provocadas pela ascenção de Lula ao poder.

Em outras palavras, a situação está horrorosa lá fora e começando a ficar feia aqui dentro. Nada ainda que signifique pânico mas é bom botar as barbas de molho. Por exemplo, quem usou seu FGTS para aplicar na bolsa está sem saber o que fazer pois as quedas da Bovespa são históricas. O melhor caminho, dizem os especialistas, é pedir o dinheiro de volta para a conta do FGTS, onde os rendimentos são menores do que na bolsa, mas pelo menos seu dinheiro está garantido.

Por Ivan Valença

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais