Aumento da produtividade deve elevar colheita de grãos

Perspectiva de aumento safra de grãos (Foto: Arquivo Portal Infonet)

O aumento da produtividade média das culturas, em recuperação às condições climáticas desfavoráveis da safra passada, deve elevar em 15,3% a produção de grãos no Brasil na safra 2016/2017, comparada à safra anterior. A estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) é de uma colheita de 215,3 milhões de toneladas de grãos; em 2015/2016 a produção foi de 186,7 milhões de toneladas.

Segundo o superintendente de Informações do Agronegócio da Conab, Aroldo de Oliveira Neto, o órgão faz um acompanhamento diário de toda a movimentação do clima e, até o momento, não há nenhuma anomalia que prejudique as previsões de produtividade.

“O momento agora é de se ter um cuidado muito grande porque temos culturas com necessidades diferentes. Para o arroz é preciso que diminua a chuva para ter luminosidade, para o milho é preciso que chova para que haja um desenvolvimento melhor da planta, e para a soja e o feijão é necessário que chova em algumas regiões para maior produtividade, mas que não chova em outras porque os produtores já estão colhendo”, explicou.

IBGE prevê maior safra da história com quase 214 milhões de toneladas

Para o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Neri Geller, além do otimismo pelas condições climáticas e do investimento em tecnologias, o aumento da produção se deve também à incorporação de áreas. “Nos últimos sete anos, incorporamos mais de 11 milhões de hectares ao sistema de produção de grãos. E vamos continuar avançando forte porque ainda temos muitas áreas de pastagens a serem incorporadas, temos novas fronteiras agrícolas”, disse.

Para a safra 2016/2017, a área total tem previsão de ampliação de 1,3%, ou 745,6 mil hectares, quando comparada à safra anterior, podendo chegar a 59,1 milhões de hectares.

Culturas

A projeção da Conab de crescimento na produção de soja é de 8,7%, podendo atingir 103,8 milhões de toneladas. A área cresceu 1,6.%. O milho primeira safra deverá alcançar 28,4 milhões de toneladas, com um aumento de 9,9% frente à safra 2015/16 e ampliação de 3,2 % na área.

O feijão primeira safra deve obter 1,3 milhão de toneladas, resultado 25,7% superior ao da safra passada, enquanto para o arroz a previsão é de 11,6 milhões de toneladas e aumento de 9,7%. Já o algodão pluma deve crescer 10,1% e chegar a 1,42 milhão de toneladas, apesar de uma redução de 5,2% na área cultivada.

Segundo a Conab, o algodão e o arroz tiveram redução de área, devido à substituição pelo cultivo de soja, o que não ocorreu com as demais culturas de primeira safra.

Na safra de inverno 2016, a produção de trigo cresceu 21,5%, acima dos números de 2015, e alcançou 6,7 milhões de toneladas. A cevada teve crescimento de 42,5% na produção, que será de 374,8 mil toneladas graças à recuperação da produtividade, Também a canola e o triticale apresentaram aumento de área e produtividade, com uma produção de 71,9 mil toneladas e 68,1 mil toneladas, respectivamente.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais