“Bode Móvel” será lançado nesta sexta-feira durante a 24ª Expo Glória

0

O “Bode Móvel” é um micro ônibus devidamente caracterizado e equipado, onde vai funcionar uma unidade laboratorial e uma central de inseminação artificial para caprinos e ovinos. O lançamento será hoje, às 19 horas, no Parque de Exposições João de Oliveira Dantas, local onde está sendo realizado mais uma “Expo Glória – Exposição e Feira de Animais da Região Norte do Estado”.

No Bode Móvel os técnicos poderão realizar gratuitamente exames laboratoriais, onde será possível detectar os tipos de verminoses existentes nas propriedades rurais. Já a central de inseminação artificial irá permitir melhorar a qualidade genética dos animais. A unidade móvel ficará sob a responsabilidade de um veterinário especializado em laboratório, que irá trabalhar em conjunto com um agente de desenvolvimento rural (agente de saúde da cabra e da ovelha).

O Bode Móvel atenderá os pequenos produtores rurais dos 13 municípios assistidos pelo Projeto Aprisco, que são Malhador, Japaratuba, Itabaiana, Pinhão, Carina, Nossa Senhora da Glória, Monte Alegre, Poço Redondo, Canindé do São Francisco, Porto da Folha, Gararu, Tobias Barreto e Poço Verde, explica Zezinho Guimarães, Superintendente do Sebrae.

“Estes municípios estão sendo assistidos pelo Projeto Aprisco, pois são pioneiros na demanda de caprinos e ovinos. Uma programação será feita permitindo que o Bode Móvel atenda os 13 municípios. Quando a unidade móvel chegar na região indicada, o agente de desenvolvimento local daquela localidade ficará responsável em providenciar a coleta do material nas propriedades rurais”, enfatiza Zezinho.

Aprisco é um projeto do Sebrae Nacional de Apoio a Programas Regionais Integrados e Sustentáveis da Cadeia da Ovinocaprinocultura. E não é por acaso que o projeto recebeu este nome. “Aprisco”, de acordo com o novo dicionário Aurélio, é o “curral destinado a ovelhas”. Segundo o técnico Antônio Cardoso, gestor do Projeto, com o Bode Móvel será possível melhorar substancialmente a qualidade do rebanho sergipano.

“A criação de caprinos e ovinos é uma vocação natural das pequenas propriedades rurais do Nordeste, pois são animais resistentes ao clima árido da região. O que precisa é estimular e capacitar os pequenos produtores rurais, para que a atividade seja explorada de uma forma ainda mais eficiente e competitiva”, orienta Cardoso.

O lançamento e funcionamento do Bode Móvel é mais uma ação da Unidade de Atendimento Coletivo – Agronegócio do Sebrae, telefones (79) 2106-7729, 2106-7727 e 2106-7760.

Comentários