O suco de laranja foi o principal produto exportado (Foto: Sedetec) |
Baseado nos dados divulgados este mês pelo Ministério da Indústria e Comércio Exterior (MDIC), o Observatório de Sergipe divulga o “Radar do Comércio Exterior”, trazendo informações sobre a balança comercial, importações e exportações, realizadas em Sergipe no mês de dezembro.
Segundo a publicação, a valorização do dólar impulsionou as exportações sergipanas, que cresceram 22,7% em 2015. O suco de laranja foi o principal produto exportado, representando 53%. A Holanda tem o principal mercado consumidor de produtos sergipanos, para onde se destinou 57,16% das exportações sergipanas.
Seguindo sua tendência histórica, a balança comercial fechou o mês de dezembro com saldo negativo de US$ 6,93 milhões. Sendo levadas em consideração a recessão econômica e a valorização do dólar em comparação ao real, que tiveram fortes influências no equilíbrio das contas externas do país. No comparativo entre dezembro de 2014 e 2015, as exportações subiram 42,4% e as importações 24,8%.
Em Sergipe, houve um acréscimo nas exportações e queda de 7,1% nas importações em relação a 2014. No acumulado do ano, itens como sucos da laranja, abacaxi, calçados e afins foram produtos que tiveram maior destaque no setor de exportação. Já nos importados, insumos químicos, trigos e afins têm maior influência na balança.
Fonte: ASN
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B