Oficina debaterá Plano de Desenvolvimento Regional de SE

0
Plano para o desenvolvimento regional (Foto: Arquivo Portal Infonet)

A Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão de Sergipe  (Seplag) em parceria com o Ministério da Integração (MI) está elaborando o Plano de Desenvolvimento Regional de Sergipe – PDR Sergipe. O plano é um instrumento para o alinhamento da Política Nacional de Desenvolvimento Regional no Estado, que tem o objetivo de apontar as diretrizes estratégicas capazes de promover o desenvolvimento, de longo prazo, do Estado, em especial dos espaços menos desenvolvidos.

O primeiro passo para a edificação do Plano é a discussão do diagnóstico e construção de cenários para o desenvolvimento de Sergipe. Com esse intuito será realizado uma Oficina, aberta ao público, no dia 18 de janeiro, no período das 8h às 12h, no Auditório do Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe – ITPS, localizado à Rua Campo do Brito, 371 – Bairro São José – Aracaju.

Na ocasião, serão apresentados e discutidos dados socioeconômicos do Estado, bem como os resultados das entrevistas realizadas com atores chaves no desenvolvimento do estado e da pesquisa on-line aberta à sociedade, na perspectiva de se construir diferentes cenários para o estado.
“Em um momento de crise é fundamental a construção de instrumentos e de estratégias de planejamento que pensem o desenvolvimento de Sergipe no longo prazo”, informa o superintendente de Estudos e Pesquisa da Seplag, Ciro Brasil, responsável pelo encaminhamento do plano em Sergipe.

Execução do projeto e próximas etapas

Em Sergipe, a elaboração do Plano é coordenada pela Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), com apoio da Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri)  e da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia de Sergipe  (Sedetec). A Execução do mesmo é feita pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS).

Para primeira etapa do projeto, realizam-se entrevistas com importantes lideranças empresariais, governamentais, acadêmicas e da sociedade civil e, ao mesmo tempo, pesquisa on-line, disponível no endereço goo.gl/forms/cAlnVcZjHeWoDOlm2 até o início da próxima semana. Essa etapa do processo culmina com a oficina do próximo dia 18 de janeiro.

Em um segundo momento, acontecerão oficinas de pactuação de diretrizes e metas nos Municípios de Nossa Senhora da Glória, Itabaiana, Lagarto e Aracaju. E a ideia é que até o mês de abril o Plano seja apresentado à sociedade sergipana.

Fonte: Seplag

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais