Pescadores passam por necessidades por falta de benefício do INSS

Presidente da Associação de Pescadores da Coroa do Meio, em Aracaju, Flávio Reis.

Pescadores e marisqueiras de Sergipe estão insatisfeitos com a falta de pagamento do seguro – defeso. Segundo o presidente da Associação de Pescadores da Coroa do Meio, em Aracaju, Flávio Reis, o INSS informou que devido a problemas no sistema e de falta de contingente de funcionários os recursos estão atrasados.

“Todos obedeceram aos critérios de solicitação do benefício e no dia 01 de janeiro todos estavam com as datas para receber o valor, porém no dia 03 de janeiro falaram que houve um problema no sistema e todos ficaram sem datas e mais, devido a aposentadoria de muitos servidores, eles informaram que estão com pouca gente para fazer os trâmites”, conta Flávio.

Mais de 200 pescadores da Coroa do Meio entregaram as documentações no INSS no final do ano passado e agora sem data para o recebimento já começam as dificuldades. É o caso de José Vivaldo, que vive a pescaria desde criança e agora precisa do beneficio “É o dinheiro que temos, quando não podemos pescar, além do mais que precisamos repor nossos materiais”, lamenta.

10 anos de pescaria, Josafá Santos

Com 10 anos de pescaria, Josafá Santos, revela que “estou com uma barca emprestada, pois a minha precisa de um reparo e não tenho condições”. Clebson Santos completa dizendo que os pescadores necessitam comprar redes e ajudar no sustento familiar.

Espera

Segundo Flávio Reis, têm pessoas que vivem do benefício que estão com problemas desde abril do ano passado. “Eles deixaram misturar os defesos do camarão e do peixe e agora estão nessa confusão. Alegaram que tem pessoas que possuem vínculo empregatício, mas não procede. Eles precisam se organizar”, diz o presidente.

Pescador Clebson Santos

Defeso

Criado para dar garantias de renda aos pescadores artesanais de todo o País, o seguro-defeso é o benefício destinado aos profissionais que ficam impossibilitados de trabalhar no período de defeso – meses em que a pesca para fins comerciais é proibida devido à reprodução dos peixes.

INSS

O gerente executivo do INSS, Raimundo Britto, explicou que ao atualizar o sistema em janeiro, do cadastro de 20 mil pescadores, 6 mil estão vigentes, mas 14 mil estão com vínculos abertos. “Estamos trabalhando para finalizar todos as pendências no sistema até o próximo defeso, em abril. O 14 mil processos estão sendo analisados um a um. É muito trabalho. Analisamos cada exigência de documentação e resolvemos com a parte, seja com o INSS ou com os representantes da Colônia que o pescador está cadastrado”, explica.

por Adson Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais