Sindicato dos Bancários faz ato em defesa da Caixa Econômica Federal

0
Ato acontece nesta segunda-feira, 13 (Foto: Ascom SEEB/SE)

Nesta segunda, 13, em frente à agência Serigy da Caixa Econômica Federal a partir das 9h30, a diretoria do Sindicato dos Bancários de Sergipe (Seeb/SE) vai celebrar os 159 anos da Caixa e denunciar o desmonte do banco por parte do governo federal. A agência fica localizada no Calçadão João Pessoa, próximo à Praça General Valadão.

Oficialmente, o aniversário da Caixa Econômica Federal é no dia 12 de janeiro. A instituição foi criada em 12 de janeiro de 1861, por Dom Pedro II. Como o dia 12 cai neste domingo, nacionalmente, o Comitê em Defesa da Caixa Econômica está orientando os sindicatos e federações da categoria bancária a realizar protestos com o slogan #ACaixaETodaSua.

A ideia é se posicionar contra a privatização e fatiamento da Caixa. “Hoje, a Caixa passa por momentos de maior ataque ao seu caráter 100% Público. A sociedade precisa se opor a esse desmonte e fazer a defesa do banco público, que com as loterias, os seguros e os cartões vem financiando o sonho da casa própria, o acesso à faculdade com o Fies e o crédito mais barato. Se o governo vender de fatos esses setores da Caixa e repassar para o setor privado a administração do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), a população de baixa renda é a que será mais prejudicada com o fim do seu acesso ao sistema financeiro, ao crédito, à poupança e a outros serviços”, afirma a presidenta do SEEB/SE, Ivânia Pereira.

Fonte: Seeb/SE

Comentários