Sommelier dá dicas de como presentear com o vinho certo

Saiba quais são os vinhos certos para presentear (Fotos: Portal Infonet)

No fim de ano, as casas especializadas em vinhos ficam movimentadas. O motivo, é que nesta época, muitos escolhem a bebida para presentear. "O melhor vinho para presentear é sempre aquele que tem o melhor custo benefício em relação ao gosto e o bolso de quem vai adquirir o vinho, mas existem muitas opções para agradar a todos", explica o sommelier Sílvio Farias.

O sommelier falou com a equipe do Portal Infonet e explicou que é preciso conhecer a preferência de quem vai presentear. “A gente tem hoje vinhos brancos, tintos, rosé, proseccos, frisantes, espumantes, champanhes, e é sempre interessante conhecer um pouquinho da pessoa que vai receber. De repente ela tem uma preferência”, explica.

Ainda, segundo Silvio, os espumantes são excelentes pedidas e um ótimo presente. “Porque são vinhos efervescentes, frescos, aromáticos, com uma leve acidez, combinam muito bem com molhos, condimentados e massas”, explica.

Ceia de Natal

Os vinhos que combinam mais com a ceia de Natal, por ter uma diversidade de cores, gostos, sabores, essências, de acordo com as sugestões do sommelier são os rosé e os brancos. “Os espumantes e os proseccos, os vinhos frisantes também são excelentes combinações”, afirma.

As carnes da ceia de Natal, que muitas vezes são gordas, exigem um vinho com uma textura que dê esse equilíbrio. “E evidentemente os vinhos tintos, principalmente das uvas tanás, Shiraz, tannat, malbec e cabernet sauvignon, vão muito bem. São ótima combinação para os churrascos e pernis”, explica o sommelier.

Silvio Farias é sommelier da Escola do Senac e dá as dicas certas sobre os melhores vinhos 

Para os molhos, principalmente o de tomate a base de queijos, massas e pastas a base de sêmolas a combinação perfeita fica por conta dos vinhos rosé, principalmente das uvas pinot noir e até mesmo a merlot que são leves, muito aromáticas e pouco alcoólicas, de acordo com as dicas de Silvio Farias.

Diversidade de vinhos em Aracaju

O sommelier informa que em Aracaju existem várias lojas de vinhos, alguns supermercados e restaurantes com adegas, assim como algumas adegas independentes com uma variedade grande de vinhos. “Principalmente dos Estados Unidos, África do Sul, Austrália, Chile, Uruguai, Argentina e, claro, Portugal, Espanha, França e Itália. Então, a gente tem uma variedade enorme desses vinhos, muitos deles a um excelente custo benefício e são muito boas pedidas”, indica.

Por Moema Lopes

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais