Três empresas conquistam Prêmios MPE Brasil e PEXSE

Alúmen, Ortoplan e Jotanunes conquistaram prêmios (Foto: Ascom/Sebrae)

Três empresas sergipanas foram reconhecidas na noite desta quarta-feira pela excelência nas práticas de gestão em seus negócios. A Alúmen Esquadria de Alumínios foi a grande vencedora da etapa estadual do Prêmio MPE Brasil 2016, enquanto a Ortoplan Sergipe e a Jotanunes Construtora conquistaram o Prêmio PEXSE ciclo 2015/2016.

Criada há oito anos pelo empresário Natanael Cavalcante, a Alumen tem sede em Aracaju e atua no mercado de fabricação de esquadria de alumínios, com foco no segmento da construção civil. É a segunda vez que a companhia conquistou a premiação.

“ Em 2009 ganhamos o prêmio e desde então não medimos esforços para melhorar ainda mais as nossas práticas de gestão. Ao longo desse tempo investimos em conhecimento para melhorar os nossos processos e trazer mais satisfação aos clientes”, explica Natanael.

Este ano, 779 micro e pequenas empresas ligadas aos setores de comércio, serviços, agronegócios, indústria, serviços de turismo, saúde, educação e tecnologia da educação participaram do MPE.

O Prêmio

O MPE Brasil é anualmente promovido pelo Sebrae, Movimento Brasil Competitivo, Gerdau e Fundação Nacional de Qualidade (FNQ) e tem como objetivo valorizar as experiências que promovem o aumento da produtividade nos negócios por meio da disseminação de conceitos e técnicas de gestão.

“ A ideia do prêmio é reconhecer o trabalho daqueles que mais se preocupam com a gestão dos negócios. Esse é um tema que tem conquistado cada vez mais espaço no dia a dia das empresas, ainda mais em um momento de crise. Investir na gestão é um importante passo para a empresa se destacar em um mercado cada vez mais competitivo”, destaca o gestor estadual do Prêmio e gerente da Unidade de Auditoria e Controle Interno do Sebrae em Sergipe, Adeílson Graça Leite.

As organizações são avaliadas pela qualidade da administração, capacidade inovadora e equilíbrio entre os critérios de excelência, tendo como base o Modelo de Excelência da Gestão (MEG), da FNQ, sustentado em 11 fundamentos: pensamento sistêmico; aprendizado organizacional; cultura da inovação; liderança e constância de propósitos; orientações por processos e informações; visão de futuro; geração de valor; valorização das pessoas; conhecimento sobre o cliente e mercado; desenvolvimento de parcerias; e responsabilidade social.

Participam do MPE Brasil micro e pequenas empresas com receita bruta anual de até R$ 3,6 milhões e com pelo menos um ano fiscal. Os vencedores estaduais disputam a etapa nacional, participam do evento de reconhecimento e de um seminário a ser realizado em Brasília em 2017.

PEXSE

Já o Prêmio de Excelência Sergipe (PEXSE) é organizado pelo Movimento Competitivo Sergipe (MCS) e assim como o MPE Brasil busca reconhecer o esforço das empresas sergipanos para melhorar o seu processo de gestão com base nos critérios do modelo difundido pela Fundação Nacional de Qualidade.

O PEXSE é dividido em três categorias: nível 1 (primeiros passos para a excelência), nível 2 (compromisso com a excelência) e nível 3 (rumo a excelência). Podem participar da disputa todas as organizações públicas, privadas, sem fins lucrativos e de capital misto nacional ou estrangeiros, de qualquer porte ou segmento. O Prêmio é considerado o passo seguinte ao MPE-Brasil.

Este ano a Ortoplan Sergipe conquistou o prêmio no nível 1, enquanto a Jotanunes Construtora foi reconhecida como vencedor da categoria 3, rumo a excelência.

Segundo o presidente da Jotanunes, a conquista é resultado de um intenso trabalho de mobilização de colaboradores e preocupação contínua com a busca por melhorias.

“ Isso nos estimula a aperfeiçoar ainda mais o trabalho que vem sendo desenvolvido e mostra que estamos no caminho certo. A preocupação com a melhoria da gestão é algo que está no DNA da empresa. Esperamos que com essa conquista outros empreendimentos do nosso setor também se sintam estimulados a participar do prêmio”, ressalta Paulo Roberto Nunes.

Fonte: Sebrae

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais