Turista profissional faz palestra em evento

Ricardo Freire trasnmitiu sua experiência aos participantes (Fotos: Alejandro Zambrana)
“O Turismo na visão de um turista profissional”. Esse foi o tema da palestra ministrada por Ricardo Freire, nesta terça-feira, 28, no auditório do Sebrae. A palestra faz parte do ciclo de debates que compõe a IV Semana do Turismo em Sergipe, realizada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia e do Turismo (Sedetec) e pela Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur), vinculada à Sedetec.

Embora não seja um turismólogo por formação, Ricardo Freire tem muita autoridade para falar sobre o assunto. Hoje ele é nacionalmente conhecido como um turista profissional, devido principalmente à sua experiência acumulada durante longos anos de viagens e pesquisas pelo Brasil e pelo mundo. “O Brasil é um país ainda muito pouco visitado, mesmo possuindo um grande potencial turístico, e a Copa do Mundo será um catalisador no processo de inserção do Brasil no mapa do turismo mundial. Sergipe pode aproveitar esse período, pois apresenta o melhor São João do Brasil, sendo portanto este um grande tema a ser explorado”, destacou.

Freire destacou, ainda, a importância dos novos perfis de turistas
Após a palestra, o espaço foi aberto para perguntas da platéia. Na ocasião estava presente o Secretário do Turismo, Jorge Santana, que o indagou sobre a importância dos perfis dos turistas independentes e dos “mochileiros”, e se eles têm crescido o suficiente para Sergipe investir nesse tipo de viajantes e se seriam as mídias sociais a melhor ferramenta para chegar nesses perfis. “A palestra e a conversa com Ricardo Freire foram como uma oportunidade ímpar de discussão de novas idéias, mostrando como ir além das limitações do convencional”, declarou Jorge Santana.

Para responder ao questionamento, Ricardo Freire destacou a importância desses novos perfis que só vêm crescendo e pode crescer muito mais. Para ele, as mídias sociais devem investir nesse tipo de viajante, pois eles movimentam muito a economia do setor turístico.

A programação da IV Semana do Turismo continua até o próximo sábado, 2 de outubro. Nesta quarta-feira, 29, às 19h, acontece a palestra Turismo e Sustentabilidade, com o professor Adalberto Santos, no auditório da Faculdade FASE. Na quinta, 30, às 19h, o tema será biodiversidade, com discussões no auditório do Sebrae. Na sexta, 1º, às 14h, no auditório da Didática V da UFS, acontece a mesa redonda sobre o mercado de trabalho do turismólogo. Finalmente no sábado, 2, haverá programação cultural no Oceanário de Aracaju, a partir das 18h.

Fonte: Ascom/Emsetur

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais