Twitch, Netflix e Spotify: mercado de streaming movimenta bilhões

Foto: Pixabay

Nos últimos 10 anos, o mercado de streaming saiu do nicho para se tornar um dos mais potentes da tecnologia. Com números impressionantes que até mesmo ultrapassam a marca do bilhão de dólares, as tendências nunca foram tão positivas como agora.

Do esporte ao conteúdo cinematográfico, o mercado de streaming está a todo vapor e angariando novos fãs por meio de suas inovações de sucesso.

Netflix e seus números bilionários

No início da última década, em 2010, o Netflix gerava uma renda de aproximadamente US$ 10 bilhões. 10 anos depois, esse número literalmente dobrou — além de um crescimento de 27% de 2018 para 2019.

Esse é apenas um dos muitos fatos que mostram como a Netflix é a gigante do mercado de streaming. Além de simplesmente emular clássicos do cinema e grandes séries, a empresa tem investido em incontáveis produções originais da companhia.

Além disso, só no quarto trimestre do ano passado, a Netflix teve um aumento de quase 9 milhões de assinantes — superando assim a previsão de 7,6 milhões de assinantes.

Junto com o aumento de assinantes houve, consequentemente, maiores lucros. Também no quarto trimestre do ano passado, a empresa atingiu lucro líquido de US$ 587 milhões.

Tudo isso é impulsionado pelos muitos sucessos de produção da Netflix, como por exemplo Orange Is The New Black, Bojack Horseman, The Irishman e tantos outros. Também vale citar que a empresa segue investindo consideravelmente no mercado brasileiro.

Twitch é um fenômeno global

Em 2014, Justin Kan vendeu o Twitch por cerca de US$ 970 milhões em uma das maiores transações daquele ano no ramo da tecnologia. Na ocasião, a Amazon adquiriu a plataforma, que até então era totalmente voltada para os videogames.

Hoje, seis anos após a compra da Amazon, o Twitch se expandiu e se tornou muito mais do que uma mídia em que os fãs de videogame se encontram para acompanhar transmissões de diversos jogos.

O Twitch é uma plataforma multicultural e multifacetada. Entre jogos esportivos até transmissões de poker, que online conta com variedade enorme de torneios todos os dias, a possibilidade de entretenimento no Twitch só aumenta.

Atualmente, estima-se que o Twitch esteja com o valor de mercado de aproximadamente US$ 3,8 bilhões. Segundo relatório da Newzoo, empresa especializada no mercado de videogames, em 2021 a plataforma deve gerar cerca de US$ 1,1 bilhão só em propaganda.

Além das propagandas, o Twitch também consegue cifras multimilionárias por meio das inscrições que os mais assíduos da plataforma pagam para acessar ao conteúdo especializado.

Spotify com mais de 200 milhões de usuários

Empresa referência no setor de streaming de música, o Spotify apresentou números muito satisfatórios no ano passado. Em outubro, foi divulgado que a empresa conta com 113 milhões de assinantes no mundo.

Os 113 milhões conectados são só aqueles que pagam pelo serviço. Juntando com os clientes que não acessam o serviço pago da empresa, o Spotify já conta com mais de 200 milhões de usuários.

No terceiro trimestre de 2019, a empresa também tornou público o seu faturamento: US$ 1,9 bilhão no período, o que representou um salto de 4% em relação ao segundo trimestre do ano passado.

Com diversos planos disponíveis, como familiar e universitário, o Spotify tem aumentado consideravelmente o seu número de assinantes nos últimos anos e batido a concorrente em diversas categorias.

Disney+ e HBO Max: futuras gigantes do setor

Para bater de frente com a Netflix, várias empresas estão investindo pesado no serviço de streaming de alta qualidade. Ainda no primeiro semestre deste ano, por exemplo, a HBO Max está programada par ser lançada nos Estados Unidos — com previsão para chegar no Brasil posteriormente.

Serviço de streaming operado pela WarnerMedia, a HBO Max terá conteúdo programação de diversos conglomerados diferentes, com foco na produção de séries e filmes.

Já a Disney+ foi lançada oficialmente nos Estados Unidos no ano passado e com muitas produções da Pixar, Marvel e Star Wars.

Logo na estreia do serviço, mais de 500 filmes e 7 mil episódios de séries estavam disponíveis para os usuários — tudo isso com um pacote mensal de menos de US$ 10 e com a possibilidade de um plano anual de US$ 70.

Ainda há materiais exclusivos da National Geographic, principalmente com a chegada do The World According to Jeff Goldblum — narrativa de 12 episódios protagonizada pelo ator de Jurassic Park.

Protagonizando a nova era do cinema, em que o Oscar passa por transformações, é possível que vários outros filmes dessas e outras empresas de streaming sejam indicados aos prêmios da Academia.

Com muito conteúdo para diversos gêneros, nos próximos anos tanto a HBO Max quanto a Disney+ prometem travar uma batalha entre gigantes com a Netflix pelo posto de maior serviço de streaming de filmes e séries do mundo.

Texto escrito por Vinicius Veiga

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