Venda de gasolina cresceu 7,3% em Sergipe

(Foto: Arquivo Portal Infonet)

Análise realizada pelo Boletim Sergipe Econômico, parceria do Núcleo de Informações Econômicas (NIE) da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES) e do Departamento de Economia da UFS, com base nos dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), indicou que as vendas totais de combustíveis, em setembro deste ano, chegaram a mais de 75,7 milhões de litros, assinalando queda de 3,2%, em relação ao mesmo mês de 2015.

Na comparação com o mês imediatamente anterior, agosto último, a queda foi de 2,1%. No acumulado do ano, as vendas de combustíveis no estado registraram queda de 4,7%, em termos relativos, em relação aos nove primeiros meses do ano passado.

Combustíveis comercializados em Setembro/2016

A gasolina registrou venda superior a 34,9 milhões de litros, no nono mês do ano corrente. Em termos relativos, houve alta de 7,3% nas vendas, em relação ao mesmo mês do ano passado. Sobre o mês imediatamente anterior a elevação foi de 5,1%. As vendas dos nove primeiros meses do ano somaram mais de 294,7 milhões de litros, crescimento de 1,6%, em relação ao mesmo intervalo de 2015.

A comercialização do etanol hidratado assinalou baixa de 42,9%, no último mês de setembro, quando confrontado com o volume de vendas do mesmo mês do ano passado. Em volume, as vendas ficaram em 1,7 milhão de litros. Porém, na comparação com o mês de agosto do ano andante, verificou-se alta no consumo de 6,7%. De janeiro a setembro, as vendas do combustível ultrapassaram os 19,2 milhões de litros.

No tocante ao óleo diesel, foram comercializados mais de 25,6 milhões de litros, no mês analisado. Em termos comparativos, verificou-se queda de 13,5% em relação a setembro do ano que findou. No comparativo com agosto último, também se notou queda de 9%. Já no acumulado dos nove meses do ano, as vendas ultrapassaram os 238,3 milhões de litros, sendo 9,4% menor que as vendas registradas no mesmo período de 2015.

O combustível utilizado pelas aeronaves, o chamado querosene de aviação, obteve vendas superiores a 2,3 milhões de litros, apresentando aumento de 6,8% em relação a setembro de 2015. Quando comparado com o mês imediatamente anterior, agosto último, as vendas caíram de 7,1%. Entretanto, de janeiro a setembro deste ano, as vendas passaram de 21,4 milhões de litros, crescimento de 2% na comparação com o mesmo período do ano passado.

Fonte: UNICOM/FIES

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais