Alunos do Estado vencem etapa de concurso da Marinha

Alunos são todos da escola estadual Governador Valadares (Foto: Eugênio Barreto/ Ascom Seed)

A etapa sergipana do concurso de redação realizado pela Marinha do Brasil Operação Cisne Branco, teve um resultado inesperado: todos os seis alunos vencedores são do Colégio Estadual Governador Valadares. Três são do ensino fundamental e três do ensino médio. Em uma cerimônia realizada na manhã desta segunda-feira, 19, os estudantes foram recebidos pelo Capitão de Fragatas, Eron Gantois Marçal, que entregou a premiação aos vencedores.

De acordo com o capitão, o concurso é realizado em todo Brasil e teve como tema 'Amazônia Azul'. Neste ano oito escolas sergipanas participaram, sendo escolhidas três turmas de cada unidade de ensino.

Os vencedores de Sergipe concorrerão à premiação regional no 2º distrito, que fica em Salvador. Depois desta etapa, o primeiro colocado irá para Brasília participar da etapa nacional. O vencedor fará um passeio em um Veleiro Escola Cisne Branco, que é um dos passeios mais desejados até pelos próprios marinheiros.

A premiação dos alunos da rede estadual teve início com uma palestra sobre a Marinha do Brasil Operação Cisne Branco. Logo em seguida, ao meio dia, teve início a cerimônia alusiva ao Dia da Bandeira, no qual ao som do Hino Nacional Brasileiro, foi hasteada a bandeira do Brasil. Depois, ao som do Hino da Bandeira, foi realizada a incineração das bandeiras antigas. Antes da cerimônia de entrega da premiação os seis alunos vencedores ganharam um passeio pelo rio Sergipe em uma lancha da Marinha.

"É importante que os alunos conheçam o mar, não só pelo lazer, mas pela sua importância estratégica e econômica para o país. Ao promover este concurso, esperamos o retorno dos alunos, que eles possam escrever e apresentar suas idéias e a gente os recebe com muito carinho. É uma maneira que temos de aproximar os estudantes sobre o conceito de Amazônia Azul", explicou.

Reconhecimento

Os estudantes que ganharam o concurso de redação foram reconhecidos por seus professores e gestores. O diretor do Colégio Estadual Governador Valadares, José Capitulino Santos, se mostrou bastante orgulhoso. "Esse fato foi uma surpresa bem agradável. Nós conhecemos a capacidade dos nossos alunos e professores, e ressaltamos o apoio que a Secretaria de Estado da Educação tem nos dado. Isso mostra que o nosso ensino público é de qualidade", disse.

A professora de Redação, Rita Luzia Ribeiro, também não escondeu a sua satisfação. "Eu fico muito lisonjeada porque isso nos dá a certeza do dever cumprido. Nós trabalhamos durante o ano todo sobre diversos temas e a produção de tipologias textuais. Nossos alunos estão de parabéns, o mérito é deles, mas nós, da escola, estamos todos envaidecidos", afirmou.

A diretora da DEA, Nádia Cardoso, falou aos alunos sobre a importância da leitura. "Uma das formas dos nossos alunos externarem seus pensamentos é escrevendo. E os estudantes que participaram do concurso colocaram muito de si nessas redações. Quem lê e pesquisa aumenta a sua visão sobre as coisas", disse.

Premiação

Os estudantes ficaram bastante emocionados ao receber a premiação das mãos do Capitão de Fragatas da Marinha. César Almeida de Santana, do 3º ano, foi o primeiro colocado, e disse que está muito feliz. "Essa premiação é algo novo para mim. Eu nunca tinha recebido um prêmio desse porte, achava até que nem iria conseguir. Estou muito satisfeito", disse.

A sua colega, Bárbara Santos de Oliveira, ficou em 2º lugar. "Eu me inspirei no que meus professores passaram e consegui fazer uma redação maravilhosa. Eu também adorei o passeio de lancha", afirmou.

Já Francielly das Neves Silva, que ficou em 3º lugar, disse ter feito uma boa redação. "Achei o tema ótimo, fácil de ser abordado, uma coisa que motiva os alunos a estarem por dentro do assunto".

Já pelo ensino fundamental, o primeiro colocado foi Tiago dos Santos Santana. "Gostei muito de a Marinha ter nos dado essa oportunidade de participar desse concurso, e espero que todos os estudantes fiquem mais motivados a participar nos próximos anos, porque é muito interessante".

Beatriz Silva dos Santos ficou em segundo lugar. Para ela, a sensação de ser premiada é muito boa. "Essa premiação foi muito especial para mim. Consegui fazer bem a redação, estudei muito e aprendi bastante. Os professores ajudaram, incentivaram muito", disse.

Gleice Kelly, terceira colocada, disse estar feliz por representar a escola. "Me esforcei bastante na hora da redação, mas valeu a pena. O prêmio mostrou que tenho um ótimo potencial".

Fonte: Ascom Seed

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais