Alunos se dedicam a treinos para Olimpíadas Escolares

(Foto: Ascom Seed/SE)

Alunos atletas de escolas da rede estadual de ensino estão muito motivados e dedicados aos treinos para alcançar bons resultados nas Olimpíadas Escolares Brasileiras destinadas aos atletas entre 15 e 17 anos. Eles competirão em Cuiabá (MT), no período de 25 de novembro a 8 de dezembro. Um bom exemplo disso são as equipes de ciclismo e natação que sempre levaram Sergipe ao pódio no campeonato que reúne mais de 5 mil alunos atletas de todo o país.

O ciclista Breno Moraes, estudante da Escola Estadual Joaquim Vieira Sobral, vencedor de uma medalha de ouro e uma de prata na edição passada das Olimpíadas Escolares, está confiante no bicampeonato. "Estou treinando bastante e confiante em bons resultados. Recentemente participei do campeonato dos 100Km de Brasília e fui vencedor na categoria juvenil, colocando Sergipe em segundo lugar do ranking nacional desta categoria.  Essas vitórias e o apoio da minha família e do meu treinador só me estimulam ainda mais", garantiu Breno.

Quem também pretende fazer bonito em Cuiabá são as ciclistas Ana Jessica Gomes e Lizandra Santos, alunas do Colégio Estadual Leandro Maciel, de Rosário do Catete.  Elas são as primeiras atletas do sexo feminino a integrar a equipe estudantil sergipana de ciclismo e a participar de um campeonato nacional. "A responsabilidade é grande, mas nossa dedicação é maior ainda. Treinamos de segunda a sábado para fazer uma boa apresentação nas Olimpíadas Escolares e mostrar que Sergipe também tem boas ciclistas e um futuro promissor na modalidade", declarou Ana Jessica.

O professor e técnico do ciclismo da delegação sergipana, Wagner Facion,  não esconde o orgulho de treinar atletas dedicados e comprometidos com o esporte. "A equipe é muito boa. Breno, por exemplo,  ainda vai trazer muitos méritos para Sergipe e se tornar um grande ciclista brasileiro. Já as meninas demonstraram muita força e técnica. Posso garantir que Sergipe e a  escola pública estadual estão bem representados com a Jéssica e a Lizandra. Agora é só torcer", afirmou o técnico.

Natação

Outra modalidade esportiva que sempre traz medalhas para Sergipe é a natação. Desta vez, o esporte tem pela primeira vez em sua equipe o aluno de escola pública. Lucas Oliveira, estudante do Colégio Estadual Tobias Barreto, juntamente com seus companheiros de equipe Yuri Nunes e Daniel Lima, do Colégio Salesiano,  tem uma rotina diária de treino para conquistar méritos em Cuiabá. "Quero manter a tradição de conquistar medalha para meu estado nas provas de natação. Pela primeira vez um aluno da rede estadual integra essa equipe, por isso estou me dedicando aos treinos a fim de levar Sergipe  e minha escola ao pódio", declarou Lucas.

A professora e técnica da natação da delegação sergipana, Andréa Rocha,  afirmou que os atletas  estão confiantes em vitórias. "A equipe está bem nos treinos e cada dia mais velozes e reduzindo mais o tempo.  Temos boas chances de conquistar medalhas", afirmou a professora.

Apoio

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) garantiu transporte para  a delegação sergipana participar das Olimpíadas Escolares Brasileiras, que ocorrerão em Cuiabá, Mato Grosso, no período de 25 novembro a 8 de dezembro. A equipe sergipana é composta por 155 componentes, dos quais, 128 são alunos atletas de 26 escolas das redes pública e privada, competindo nas 13 modalidades esportivas da competição.

Os primeiros atletas embarcam no dia  24 de novembro para competir nas modalidades atletismo, ginástica rítmica, judô,  taekwondo,  tênis de mesa e voleibol de praia. Os atletas da modalidade ciclismo,  futsal, natação, voleibol e xadrez embarcam para a capital matogrossense no dia 29 de novembro.  Finalmente, no dia 3 de dezembro embarcam os atletas das modalidades basquetebol e handebol.

A professora Maria Auxiliadora Pires, diretora do Departamento de Educação Física da SEED, ressaltou o apoio que o governo do estado tem dado ao esporte escolar nesses últimos seis anos. "O governo de Sergipe apoia o esporte estudantil, pois acredita que a prática esportiva, aliada à educação, é garantia de permanência do aluno na escola, elevando sua autoestima e contribuindo para o melhor aprendizado. Por isso, durante todo o ano letivo realizamos campeonatos e firmamos parcerias com segmentos empresariais, com o intuito de estimular e proporcionar a inclusão desse aluno por meio do esporte e da educação", disse a diretora.

Olimpíadas Escolares

Criadas em 2005, as Olimpíadas Escolares Brasileiras, realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), em parceria com o Ministério dos Esportes,  têm como finalidade descobrir novos talentos esportivos e integrar alunos de todas as regiões do Brasil. Além das disputas de medalhas, os atletas participarão de eventos educativos e culturais, que têm como finalidade promover uma maior interação entre as equipes.

Essa segunda etapa das Olimpíadas Escolares  reunirá mais de 3 mil atletas brasileiros na faixa dos 15 aos 17 anos. A primeira etapa, para atletas entre 11 e 14 anos, aconteceu em Poços de Caldas (MG) no mês de setembro. Já no mês de outubro ocorreram em São Paulo as Paralimpíadas Brasileiras, reunindo alunos atletas com deficiência de todo o Brasil. O governo de Sergipe garantiu a participação dos alunos em todas essas competições.

Fonte: Ascom Seed/SE

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais