Comunidade da Escola Lourival Fontes recusa fechamento

Plenária na Escola Lourival Fontes (Foto: Infonet)

Cerca de 50 pessoas, entre estudantes, professores, servidores, mães, representantes de sindicato e Governo, participaram de uma plenária, na manhã desta segunda-feira, 4, na Escola Estadual Lourival Fontes. A unidade que está localizada no bairro Santo Antônio, é uma das três escolas que pode ter suas atividades encerradas devido ao baixo número de matrículas e por ter a estrutura física comprometida.

Diretora da Direção Escolar de Aracaju, Eliane Passos (Foto: Infonet)

“Hoje só contamos com 86 alunos matriculados e só funcionamos pelo turno da manhã. Temos uma estrutura física de grande porte, numa localização privilegiada e com terreno acidentado e parte desse terreno já foi interditado pela Defesa Civil. É um problema que temos na estrutura física nos fundos da escola, que hoje já apresenta ramificações para a parte da frente da escola e isso é preocupante”, explica a Diretora da Direção Escolar de Aracaju (DEA), Eliane Passos.

Propostas

Uma das propostas, levada para a reunião, é a transferência dos alunos para uma escola da região.  “A baixa de matricula, no Lourival, nos permite fazer transferência definitiva ou provisória desses alunos. A proposta dessa reunião é a inserção dos alunos na Escola 17 de Março, que é uma escola nova, recém-reformada, entregue a sociedade no final do ano de 2018 e que tem cinco salas ociosas disponíveis para a ampliação de matriculas”, argumenta Eliane.

Já a outra proposta é a reforma da escola, servindo como meio de atrativo para a captação de novos alunos num ambiente novo, já que a escola tem uma importância história local. “Já teve proposta por parte do sindicato e com os professores, para uma reforma na escola para que ela se tornasse atrativa para os anos futuros e ter a retomada do trabalho que foi feito historicamente”, completa a Diretora do DEA.

Vice-Presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica do Estado de Sergipe, Roberto Silva (Foto: Infonet)

O vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica do Estado de Sergipe, Roberto Silva, aponta que o fechamento de uma escola desse porte deve-se a má administração do poder público. “A DEA trouxe uma sugestão para o Lourival, nós entendemos que essa mudança deve ser temporária, até a escola ser reformada e que ela não acabe, pois é uma escola histórica na comunidade. Acreditamos e esperamos que o Secretário de Educação dê um retorno positivo, já que há um problema estrutural na escola. Fechar uma escola é um sinal de incompetência de gestão”.

Os participantes puderam, através de um espaço aberto dialogar com a Diretora e expor os seus anseios, chegando um acordo para que haja uma reunião junto ao Secretário de Educação do Estado. “Levaremos essa proposta para o secretário, pois eles trabalham numa perspectiva para uma reforma ainda em 2019, mas eu confesso que acho pouco provável, pois trabalhos com orçamentos e a apresentação de projetos e o Lourival não está inserido nesse panorama de escolas que serão reformadas”, finaliza Eliane.

Por Adson Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais