Concurso da PM: TJ não vê fraude em candidatos com mesma pontuação

Procuradora do Estado enaltece idoneidade do método estatístico (Fotos: Portal Infonet)

Eliminado da prova objetiva por suspeita de ser beneficiado por fraude, Gabriel Rocha da Graça ganhou o direito de assumir o posto de soldado da Polícia Militar de Sergipe em decisão do Tribunal de Justiça de Sergipe. Nesta quarta-feira, 13, os desembargadores julgaram o mandado de segurança interposto pela defesa de Gabriel Rocha e consideraram como coincidência, e não fraude, o fato do candidato obter a mesma pontuação de um outro concorrente na prova objetiva aplicada pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC).

Sílvio Eduardo: falta de provas

Os dois candidatos, conforme constata no processo, cometeram os mesmos erros e acertaram as mesmas questões, obtendo uma alta pontuação na prova objetiva. O desembargador Roberto Porto, relator do mandado de segurança, votou em favor dos interesses do candidato, afastando a possibilidade de fraude. O desembargador citou que os dois candidatos que obtiveram a mesma pontuação, errando e acertando as mesmas questões, teriam feito a prova em locais diferentes. “Como poderia ter o contato físico entre os candidatos?”, questionou o desembargador.

Método estatístico

A procuradora do Estado Laís Nunes fez a defesa dos interesses do Estado, considerando que o candidato fora eliminado por método estatístico, observando que é praticamente nula a possibilidade de dois candidatos em provas objetivas cometerem os mesmos erros e acertos nas questões. A procuradora do Estado assegura que o método de eliminação sumária do candidato utilizada pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), que aplicou a prova, seria o mesmo utilizado nas provas do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).

Após o julgamento, o candidato conversou com a reportagem do Portal Infonet, mas não quis ser fotografado. Ele garantiu que não conhece o candidato que obteve a mesma pontuação que ele e comemorou a vitória que conquistou junto ao TJ, com um largo sorriso. O advogado Sílvio Eduardo de Assunção rebate a acusação, alertando que o “Estado não juntou nos autos algo plausível para dar o mínimo de lastro probatório”, que comprovasse a fraude. O advogado acredita na possibilidade de coincidência, em um universo de 53.985 candidatos que realizaram a prova e disputaram as vagas disponíveis naquele concurso. O candidato Gabriel Rocha obteve a quarta colocação geral, após obter decisão liminar que assegurou a participação dele nas demais fases do concurso público realizado pelo Governo do Estado para preenchimento de vagas na Polícia Militar de Sergipe.

A procuradora do Estado Laís Nunes não descarta a possibilidade de recurso para rever a decisão do TJ. Ela informou que a suspeita de fraude envolve outros 20 candidatos e alerta para a importância e necessidade de se preservar a idoneidade dos métodos estatísticos.

Fraude

Neste concurso, houve a prisão em flagrante dos irmãos Hygor Ayslan Oliveira Lima, 28 anos, e Aylton Hytalo Oliveira de Lima, 26, acusados de portar aparelhos de telefone celular que seriam utilizados para fraudar a prova deste concurso público realizado em julho do ano passado. Um deles estava com o braço engessado, onde estava escondido o telefone celular.

Mas o caso de Gabriel Rocha não tem qualquer vínculo com a prisão dos dois irmãos, que são de natural de Pernambuco. Os irmãos acusados foram presos em flagrante e receberam liberdade em novembro, por decisão judicial. Este processo específico, relacionado aos dois irmãos suspeitos, continua em tramitação na 9a Vara Criminal de Aracaju.

por Cassia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais