Correios recebe provas do Enem para distribuição

Provas começaram a ser distribuídas (Foto: Arquivo/Agência Brasil)

Os Correios começaram a encaminhar, no último sábado, 29, aproximadamente 11 milhões de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018, previsto para acontecer nos dias 4 e 11 de novembro. Na quinta-feira, 27, durante o Encontro Nacional para Alinhamento Operacional do Enem, em Osasco (SP), iniciou-se o encaminhamento dos mais de 60 mil malotes de provas, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), realizador do Exame. O evento teve como objetivo o alinhamento das ações inerentes à execução do Enem e foi marcado pela autorização ministerial para o início da expedição das provas.

Em Sergipe, onde 77 mil candidatos se inscreveram no Enem 2018, os Correios vão distribuir 402 malotes em cada dia de realização do Exame. Cerca de 60 pessoas estarão diretamente envolvidas nesse trabalho. O planejamento da operação já está pronto, e mais uma vez o 28º Batalhão de Caçadores dará apoio à logística, tendo a missão de custodiar as provas e escoltar os veículos dos Correios que serão utilizados no transporte do material para 30 municípios sergipanos.

A operação Enem 2017 distribuiu 13 milhões de provas em 1.725 municípios brasileiros, o que representa 326 mil km percorridos. Os Correios possuem papel fundamental na logística do Enem, como responsáveis pela retirada do material da gráfica até a entrega nos locais de aplicação. A empresa também faz a logística reversa para a correção das provas. Durante esse trajeto continental – são 8 mil rotas de transporte -, o material é escoltado pelas forças de segurança e o Exército realiza a guarda temporária dos malotes em seus batalhões, garantindo o sigilo de informação.

Parceria 

Com mais de 5,5 milhões de inscrições confirmadas este ano, esta será a 20ª edição do Exame Nacional do Ensino Médio, a 10ª com a participação dos Correios. A empresa realiza a Operação Enem desde 2009, quando o Inep a convidou para operar a logística do Exame, depois que provas foram furtadas de uma das gráficas responsáveis pela produção dos cadernos de questões. Os Correios são parceiros do Inep em outras operações, como o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

 

Fonte: ascom Correios

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais