Enem: possíveis temas e cuidados na hora da prova

Alunos de todo o Brasil farão o Enem nos dias 3 e 4 de novembro (Foto: Arquivo Infonet)

Alunos de todo o Brasil farão nos dias 3 e 4 de novembro, as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012. A avaliação será utilizada como forma de seleção unificada nos processos seletivos das universidades públicas federais do país, entre elas, a Universidade Federal de Sergipe (UFS). O exame é famoso por cobrar temas de atualidade, portanto esta é a hora de o aluno mostrar tudo o que aprendeu e garantir sua vaga na universidade.

A reportagem do Portal Infonet conversou com a professora de redação Eugênia Almeida, que destacou que a redação terá um tema relacionado à questão sócio-política econômica. “O aluno não tem para onde correr. Fica difícil apostar em um tema, agora temos à questão do Rio+20, natureza em geral, conflitos entre os países, eleições, drogas, que tem grandes chances de serem abordados”, explica.

Professora Maria Eugênia dá dicas sobre a prova

Para a professora, a tranquilidade é imprescindível no momento de fazer a prova. “Na parte da redação, a aluno precisa pensar na coesão e coerência, na parte de expressão gramatical, evitando erros de ortografia, regência, pontuação. Na parte de português e literatura, o estudante precisa se preocupar em ter ideia de assuntos como pintura, dança, poesia e literatura”, comenta.

Eugênia ainda chama atenção para uma nova exigência do Enem. “Já que o texto é dissertativo-argumentativo, o aluno deve apresentar uma solução para o problema. A redação é uma defesa e se ele terminar o texto sem apresentar uma possível solução para o problema que ele está apontando, a nota dele vai lá para baixo”, esclarece.

Cuidados

Ana Carolina Moura, 18, conta que fez o possível para se preparar a prova

Para que nada saia errado no dia da prova, o aluno precisa ter diversos cuidados. Antes do exame, é necessário que o aluno chegue com uma hora de antecedência ao local da determinado, que leve documento com foto e utilize caneta preta transparente e, acima de tudo, não se esqueça de ler o edital.

A professora Eugênia acrescenta ainda que os alunos também devem ter cuidado com o cansaço físico. “A prova é longa, principalmente no segundo dia, pois são 90 questões e uma redação ao longo de seis horas de prova. O aluno que tiver dificuldade de escrever deve começar pela redação. O conselho é que não deixe nenhuma questão em branco. Senão der tempo, chuta. O estudante tem seis horas, então 5h30 são para fazer prova e 30 minutos para marcar o cartão de respostas com tranquilidade.

É importante que o aluno também preste atenção à cor da prova e à marcação correta do cartão de respostas. As dúvidas poderão ser tiradas com os fiscais e, segundo a professora, o segredo é relaxar e respirar fundo. “Os primeiros 10 ou 15 minutos são importantes. Tudo que os alunos estudaram durante o ano, vai ser abordado na prova de um jeito ou de outro, a forma como o MEC explora é que é diferente, pois mexe com tudo”, finaliza.

Jéssica Santos, 18, garante que estudou muito durante o ano

Expectativa

A estudante Ana Carolina Moura, 18, conta que fez o possível para se preparar a prova. “Apesar das dificuldades que a greve dos professores trouxe, consegui superar e estudar a tempo. Estou muito nervosa, pois a prova é um divisor de águas em minha vida, mas sei que vou me acalmar e dar o meu melhor”, conta a garota que deseja ingressar no curso de Engenharia Civil.

Confiante, Jéssica Santos, 18, garante que passou o ano todo estudando e vai fazer uma boa prova. “Vários assuntos caem na prova, mas vou dar conta de tudo. Fiz o possível para estudar os temas”, comenta.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais